As configurações de Macondo em La hojarasca de Gabriel García Márquez

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGelado, Gladys Viviana-
Autor(es): dc.contributorAndrade Júnior, Antônio Francisco de-
Autor(es): dc.contributorLabriola, Rodrigo Fernández-
Autor(es): dc.creatorGonzález-Rodríguez, Keren Betsabe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8855-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752634-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação, inicialmente, são apresentadas algumas considerações acerca de La hojarasca, a primeira novela de Gabriel García Márquez. Em seguida, discute-se sobre os conceitos de realismo, mimese, mito e realismo maravilhoso, a fim de compreender de que maneira Macondo se configura como um espaço mítico e um espaço histórico dentro dessa obra. Por último, retoma-se o estudo de Genette sobre o ponto de vista, para examinar de que forma Macondo é produzido através da articulação de múltiplas perspectivas. Espera-se que, por meio destas análises, seja possível proporcionar um estudo crítico e teórico de La hojarasca, uma obra pouco examinada pela crítica garciamarquiana-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation initially presents some considerations about La hojarasca, the first novel by Gabriel García Márquez. Then, the mentioned work lectures on concepts such as realism, mimesis, myth and marvelous realism in order to understand how Macondo is configured both as a mythical space and a historic space. Finally, returning to the study of Genette on the point of view, this dissertation examines how Macondo is produced through the articulation of multiple perspectives. It is hoped that through this analysis, it can be possible to provide a critical and theoretical study of La hojarasca, a work not so considered by garciamaquiana critics-
Descrição: dc.description73f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLa hojarasca-
Palavras-chave: dc.subjectMacondo-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo-
Palavras-chave: dc.subjectMimese-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo Maravilhoso-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço mítico-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço histórico-
Palavras-chave: dc.subjectPonto de vista-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura colombiana-
Palavras-chave: dc.subjectMito na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectPonto de vista (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectGarcía Márquez, Gabriel-
Palavras-chave: dc.subjectRealism-
Palavras-chave: dc.subjectMyth-
Palavras-chave: dc.subjectMarvelous realism-
Palavras-chave: dc.subjectMythical space-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical space-
Palavras-chave: dc.subjectPoint of view-
Título: dc.titleAs configurações de Macondo em La hojarasca de Gabriel García Márquez-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.