Schoolchildren's recount narratives : researching elements in english and in portuguese

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorShepherd, David-
Autor(es): dc.contributorCPF:95635896422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5-
Autor(es): dc.contributorMitrano Neto, Nelson-
Autor(es): dc.contributorCPF:59863257822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7-
Autor(es): dc.contributorHemais, Barbara Jane Wilcox-
Autor(es): dc.contributorCPF:11890566322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Simone de Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-09-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17789-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752628-
Descrição: dc.descriptionThis study examines a set of narratives written by Brazilian and British pre-adolescents and attempts to establish similarities and differences both in terms of the rhetorical organisation of the texts and of the lexico-grammatical features identified in the stages with evaluative features. This work is also intended to characterize the role performed by these features in the analysis of the aforementioned genre. In order to identify the stages of the genre and describe their respective function, the analytical framework developed by Labov and Waletzky (1967) for narratives of personal experience was applied to these texts. In addition, with a view to characterizing the stages with evaluative features, this study has also drawn on the types of evaluation proposed by Labov (1972). The last step of the analysis centred on the identification and descriptio n of the elements of Transitivity, Modality and Theme, following the socio - semiotic approach of the Systemic-Functional Grammar (Halliday, 1978, 1985, 1989, 2004; Halliday and Hasan, 1989). Finally, principles pertaining to the field of Contrastive Rhetoric (Kaplan, 1988; Purves, 1988; Connor, 1996; Grabe, 1998) were applied in the comparison of the texts, both in terms of their macro- and micro-patternings. The resulting macro-level analyses of the data have shown that both sets of narratives contained extensive examples of evaluative language, at various stages of the narrative framework including the Complicating sections, all of which were predominantly evaluative. The lexico-grammatical analyses revealed a number of common outstanding features in both sets of texts, particularly in terms of the material type of process and of the attitudinal epithets employed (i.e., constituents of the systems of Transitivity and Modality, respectively). Finally, the Theme analysis of the texts in English revealed that the textual ^ topical prevailed over the unmarked topical type. Although an inverted pattern was identified in the texts in Portuguese, several common features were employed in both sets of texts, including the most outstanding choices for each of these theme types (i.e., the conjunctions and and e in textual theme, and first person pronouns in unmarked topical theme).-
Descrição: dc.descriptionEste estudo examina um conjunto de narrativas escritas por pré-adolescentes brasileiros e ingleses e tenta estabelecer semelhanças e diferenças, tanto em termos da organização retórica dos textos, bem como no que tange aos elementos léxico-gramaticais presentes em estágios que contêm elementos avaliativos. Pretende-se, também, caracterizar o papel de tais elementos na análise do gênero em destaque. O dispositivo analítico desenvolvido por Labov e Waletzky (1967) para narrativas de experiência pessoal foi aplicado a esses textos, visando à identificação dos estágios do gênero e à descrição de suas respectivas funções. Ademais, objetivando caracterizar os estágios que contêm elementos avaliativos, este estudo também fez uso dos tipos de avaliação propostos por Labov (1972). O último estágio da análise deteve-se na identificação e descrição dos elementos de Transitividade, Modalidade e Tema, conforme o enfoque sócio -semiótico da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1978, 1985, 1989, 2004; Halliday e Hasan, 1989). Finalmente, princípios concernentes ao campo da Retórica Contrastiva (Kaplan, 1988; Purves, 1988; Connor, 1996; Grabe, 1998) foram adotados na comparação dos textos, tanto em termos de macro, quanto de micro-padrões. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados em nível macro mostraram que ambos os grupos de textos apresentam inúmeros exemplos de elementos avaliativos nos vários estágios que compõem as narrativas, o que inclui as Ações Complicadoras, todas predominantemente avaliativas. A análise léxico-gramatical revelou várias características recorrentes comuns a ambos os grupos de textos, especialmente no que se refere ao tipo material de processo verbal e aos epitetos atitudinais empregados (ou seja, elementos que fazem parte dos sistemas de Transitividade e Modalidade, respectivamente). Finalmente, a análise do Tema nos textos em língua inglesa revelou que o tipo textual ^ tópico prevaleceu sobre o tópico não marcado. Apesar de um padrão inverso ter sido verificado nos textos em língua portuguesa, vários elementos em comum foram utilizados nos dois grupos de textos, o que inclui as escolhas mais recorrentes para cada um destes tipos de tema (ou seja, as conjunções and e e no tema textual, e pronomes de primeira pessoa no tema do tipo tópico não marcado).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa (Retórica)-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso narrativo-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e língua-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização retórica-
Palavras-chave: dc.subjectVariação-
Palavras-chave: dc.subjectEstágios avaliativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnfoque sócio -semiótico-
Palavras-chave: dc.subjectElementos léxico-gramaticais-
Palavras-chave: dc.subjectRetórica contrastiva-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative genre-
Palavras-chave: dc.subjectRhetorical organisation-
Palavras-chave: dc.subjectVariation-
Palavras-chave: dc.subjectValuative stages-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-semiotic approach-
Palavras-chave: dc.subjectLexicogrammatical features-
Palavras-chave: dc.subjectContrastive rhetoric-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleSchoolchildren's recount narratives : researching elements in english and in portuguese-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.