Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Joana Guilares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita, Luiz Gustavo Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22312 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752623 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente o professor enfrenta diversos desafios na sala de aula em relação ao ensino de Química, encontrando diversas vezes desinteresse e pré-julgamentos de que a disciplina é complicada. Muitas vezes o discente não encontra uma relação da disciplina com o seu cotidiano, tornando cada vez esse desinteresse maior. Com isso, faz-se necessário o uso de estratégias pedagógicas que possam incentivar o aluno a querer aprender e mostrar a ele que a Química pode estar presente no seu dia a dia. Tendo isso em vista, este trabalho buscou utilizar de recursos pedagógicos escolhidos a partir dos Três Momentos Pedagógicos descritos por Delizoicov e Angotti (1990), definidos como uma problematização inicial, uma parte de desenvolvimento de conteúdo e a parte de debate final de melhor compreensão do conteúdo, acompanhados da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel e de Temas Geradores de Paulo Freire. As três etapas estão interligadas pois o uso de temas geradores está ligado diretamente à necessidade de mostrar a presença do tema no dia a dia, assim como a Teoria de Ausubel trabalha com conhecimentos pré-estabelecidos. Esses recursos neste trabalho foram utilizados para apresentar o conteúdo de reações de saponificação em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, com um enfoque em promover uma conscientização ambiental no quesito de reciclagem do óleo de cozinha utilizado, mostrando os problemas de seu descarte incorreto. Os resultados com o uso dessa abordagem foram interessantes, pois mostraram-se efetivos quanto à promoção de um debate interessante sobre a reciclagem desse óleo de cozinha, além de mostrar onde o conteúdo químico está relacionado no dia a dia dos estudantes. | - |
Descrição: dc.description | Currently, teachers face several challenges regarding teaching Chemistry, detecting in many occasions desinterest and prejudice due to the complexity of the subject. Frequently, the student can not relate his daily life to the subject, increasing even more its lack of appeal. Because of this, it is necessary to use pedagogical strategies that can create in the student the will to learn and to show him that Chemistry is e present in his daily life. Taking this into account, this work seeks to apply, as pedagogical resources, the Three Pedagogical Moments by Delizoicov and Angotti (1990), defined by an initial problematization, a session of content development and the final debate session of better understanding of the content, accompanied by Ausubel's Meaningful Learning Theory and that of Generative Themes by Paulo Freire. Both are interconnected, given that the use of Generative Themes is directly linked to the need of showing the presence of the theme in everyday life, just as Ausubel's theory uses the pre-established knowledge. In this work, these resources will be used as a mean to introduce the content of saponification reactions, with the focus on promoting environmental awareness on the issue of recycling used cooking oil and the associated problem of its incorrect disposal. The lecture on this content was applied in a sophomore high school class. The results obtained with the usage of this approach are interesting, as they were effective in promoting an interesting debate over the recycling of this cooking oil, as well as showing where the chemical content is related to their daily lives. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reciclagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óleo de cozinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reaproveitamento de resíduo sólido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óleo comestível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo químico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sabão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recycling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooking Oil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment Awareness | - |
Título: dc.title | A reação de saponificação como forma de conscientização sobre o meio ambiente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: