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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Campos, Luis Candido Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29423 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752611 | - |
Descrição: dc.description | O autor Cândido Campos contribui, com este livro, para se pensar o patrimônio arquitetônico e urbanístico para além das fronteiras dos métodos de restauro, não tendo um caráter historiográfico, de ensaiar uma teoria do patrimônio partindo de sua historicidade e/ou de sua monumentalidade. Nas palavras de Werther Holzer, Campos "opta por desvelar a opacidade da coisa a partir do relacional, do intersubjetivo, do dialógico, que procura elaborar uma teoria do patrimônio como ambiente, que a partir da Fenomenologia, se remete ao lugar, como habitar do ser originário, que se dobra ao espaço geográfico que em sua geograficidade se impõe sobre a nossa existência e o nosso destino, mas que se protege e cuida impondo limites, ou melhor, concretiza e torna visível nosso Dasein, nos situando cotidianamente em um lugar". Uma opção no contrafluxo da linearidade cartesiana e estruturalista que reduz o artefato aos aspectos materiais e técnicos determinados por uma versão da História. De acordo com Holzer em seu prefácio, "o modo de representar da historiografia põe a natureza como um complexo de forças passíveis de cálculo, e a física põe a natureza como um complexo de forças, transmitindo a falsa ideia de que a técnica moderna é uma ciência aplicada da natureza. Neste sentido caminha a argumentação colocada neste livro: a de que a arquitetura, e o restauro, ao pensar o seu fazer como técnica objetificante, afasta a ciência do mundo da vida e o patrimônio de sua essência que é ser ambiente. Aqui, há um apelo à questão prática, à experiência vivida, à recuperação da imaginação criadora, que desvela o patrimônio para além da opacidade da coisa, onde a arquitetura e o urbanismo para além do restauro, emerge como uma das possibilidades de salvação da Terra, no momento em que desabrigar o poético a remete para a sua essência enquanto técnica: a da arte de projetar e de construir poeticamente, ou como conclui o autor: do ato projetual como 'mergulho no mundo', pessoal e intransferível." Segundo Campos, esta obra busca "um questionamento teórico que nasce essencialmente da prática, mas, paradoxalmente, da ruptura dessa prática. A prática do arquiteto e urbanista (no caso também restaurador) voltada ao mais essencial que está no fazer como base para o pensar". O autor destaca: "Em geral, na lida engajada do trabalho diário, o questionamento se encolhe, oculta-se por trás das manualidades e no comércio das convivências, e então as coisas parecem funcionar mais ou menos. Entretanto, quando se rompe o fazer regular, o mundo se mostra por uma brecha, em geral despercebida ou evitada. Este livro é justamente uma tentativa de olhar através dessa brecha e questionar sentidos". | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | EdUFF | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói, RJ | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio histórico | - |
Título: dc.title | Fenomenologia do patrimônio ambiental : fundamentos para uma arquitetura do lugar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Ebook | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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