O ensaio como filosofia da apresentação e instrumento contra a ideologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPessoa, Patrick Estellita Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributorGatti, Luciano Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3345233606956711-
Autor(es): dc.creatorBarrozo, Naiara Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752582-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo pensar a concepção de ensaio como a escrita filosófica, especialmente como a escrita que possibilita a crítica à ideologia, tal como ela é apresentada por Adorno em “O ensaio como forma”, de 1958. Considerando o fato de a crítica da ideologia não poder ser feita separadamente da crítica social, e de que para Adorno crítica da sociedade é crítica do conhecimento, esse trabalho partirá da noção de ensaio como crítica do conhecimento para perceber, a partir daí, de que modo ele possibilita o conhecimento e a crítica social-ideológicos. Mais especificamente, ele partirá da noção de ensaio como filosofia da apresentação (Darstellung), filosofia que se constitui como crítica à filosofia da representação (Vorstellung), filosofia esta que, para Adorno, configura o modo de pensamento que dá as bases intelectuais para a estrutura ideológica atual.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to debate the conception of an essay as the philosofical writing, especially the writing that allows the ideology criticism, as it is presented by Adorno in "The essay as form," from 1958. Considering the fact that the ideology criticism can't be taken separately from social criticism, and for Adorno the society criticism is knowledge criticism, this work will start from the notion that essay is a knowledge criticism to realize, from this, what way it allows the knowledge and social ideology criticism. More specifically, it will start from the notion the essay as the philosophy of exposition (Darstellung), a philosophy that is constituted as a criticism of the philosophy of representation (Vorstellung), and this philosophy to Adorno sets the way of thinking that holds the intellectual foundations for the current ideological structure. Key words: exposition (Darstellung), representation (Vorstellung), essay-
Descrição: dc.description116 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectApresentação (Darstellung)-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação ( Vorstellung)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsaio-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectexposition (Darstellung)-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentation (Vorstellung)-
Palavras-chave: dc.subjectEssay-
Título: dc.titleO ensaio como filosofia da apresentação e instrumento contra a ideologia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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