Educação em movimentos: contribuições da pedagogia no enfrentamento à violência doméstica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisca Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Mariana Santiago Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:33:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:33:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11937-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752580-
Descrição: dc.descriptionEm função do alto índice de violência contra a mulher no Brasil, fomos desafiadas a assumir uma posição acadêmica e socialmente frente ao tema e, portanto, pensar estratégias de combate à violência doméstica e de gênero na cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ. Ao assumirmos tal desafio, realizamos uma pesquisa pautada no objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia na construção de processos de intervenções educativas de enfrentamento à violência doméstica, a partir do INFES da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Santo Antônio de Pádua. Dessa forma, propagar a Lei n.º 11.340/06 – Maria da Penha, justamente com a finalidade de fomentar a criação de uma rede de fortalecimento na luta pelos direitos das mulheres na cidade, como também ampliar a qualidade de vida e segurança das mulheres. Nesse sentido, realizamos um estudo qualitativo subdividido em três fases que, com enfoque na pesquisa-ação, rompesse os muros da Universidade, no qual combinamos a aplicação de diferentes técnicas de coleta de dados: observação participante, práticas interventistas, entrevistas. Participaram da pesquisa aproximadamente cinquenta mulheres que vivem nos bairros adjacentes ao INFES, bem como estudantes do curso de Pedagogia. Para realização de uma das fases do trabalho, estabelecemos parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os resultados mais significativos revelam-se nas possibilidades de ressignificação do papel do pedagogo em diversos espaços educativos não-escolares. Especialmente, a efetivação e legitimação da presença deste profissional em múltiplas esferas sociais, sobretudo, a importância de sua atuação, enquanto: defensor de direitos humanos; desarticulador das redes de violência; promotor e mediador de pautas educativas no combate à violência contra a mulher-
Descrição: dc.descriptionDue to the high rate of violence against women in Brazil, we were challenged to take an academic and social position in the face of the issue and, therefore, to think strategies to combat domestic and gender violence in the city of Santo Antônio de Pádua-RJ. When we took up this challenge, we conducted a research based on the objective of analyzing the contributions of Pedagogy in the construction of processes of educational interventions to combat domestic violence, from the INFES of the Universidade Federal Fluminense (UFF), in the city of Santo Antônio de Pádua. In this way, to propagate Law 11.340 / 06 - Maria da Penha, precisely in order to foster the creation of a strengthening network in the fight for women's rights in the city, as well as to increase the quality of life and safety of women. In this sense, we conducted a qualitative study subdivided into three phases that, with a focus on action research, broke the walls of the University, in which we combined the application of different techniques of data collection: participant observation, interventionist practices, interviews. Approximately fifty women living in the neighborhoods adjacent to INFES, as well as students of the Pedagogy course participated in the study. To carry out one of the phases of the work, we have established a partnership with the Reference Center for Social Assistance (CRAS). The most significant results are revealed in the possibilities of re-signification of the role of the pedagogue in several non-school educational spaces. Especially, the effectiveness and legitimation of the presence of this professional in multiple social spheres, above all, the importance of their performance, as: defender of human rights; disarticulation of networks of violence; promoter and mediator of educational guidelines in the fight against violence against women-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectViolência doméstica-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectLei Maria da Penha-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectDomestic violence-
Palavras-chave: dc.subjectWomen-
Palavras-chave: dc.subjectMaria da Penha Law-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectHuman rights-
Título: dc.titleEducação em movimentos: contribuições da pedagogia no enfrentamento à violência doméstica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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