Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dantas, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Nobrega, Diana Sasaki | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho Junior, Moisés Teles | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Anderson Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752565 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo problematizar a ausência do tema teoria dos grafos no ensino médio. Para tanto, adotou-se como metodologia uma proposta de atividades envolvendo conceitos básicos de coloração total equilibrada de grafos bipartidos completos balanceados. A teoria dos grafos é uma área da matemática discreta que lida com a relação entre objetos de um determinado conjunto. O que fundamenta teoricamente este trabalho é a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas. Segundo tal metodologia, ensino, aprendizagem e avaliação são elementos que devem ocorrer simultaneamente nas aulas de matemática. As questões propostas foram contextualizadas de acordo com situações que podem ser vivenciadas por alunos do ensino médio ou qualquer outro cidadão comum que não seja necessariamente matemático. Tais questões envolvem distribuição de tarefas e agendamento de atividades. As conclusões obtidas foram de que o trabalho contribuiu tanto para a educação matemática, pela proposta inovadora para o ensino médio, quanto para o desenvolvimento científico do tema, pela submissão de artigo sobre o tema para congresso | - |
Descrição: dc.description | This study aims to problematize the absence of the subject graph theory in high school. For this purpose, a proposal of activities involving basic concepts of equitable total coloring of complete balanced bipartite graphs was adopted as methodology. Graph theory is a field of discrete mathematics that deals with the relationship among the objects of a given set. The methodology of teaching-learning-evaluation of mathematics through problem solving substantiates theoretically this study. According to this methodology, teaching, learning and evaluation are elements that must occur simultaneously in Mathematics classes. The questions posed were contextualized according to situations that may be experienced by high school students as well as any other ordinary citizen who is not necessarily a mathematician. Such questions involve distribution of tasks and scheduling of activities. The conclusions were that the work contributed not only for mathematics education, for the innovative proposal for high school, but also for the scientific development of the theme due to the submission of a peper on the subject to a conference. Keywords: Equitable Total Coloring. Bipartite Complete Balanced | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coloração total equilibrada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grafos bipartidos completos balanceados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta de atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos grafos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equitable total coloring | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bipartite complete balanced graphs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposal of activities. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Título: dc.title | Coloração total equilibrada no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: