A formação do arquivista à luz dos direitos humanos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchmidt, Clarissa Moreira dos Santos-
Autor(es): dc.contributorTognoli, Natália Bolfarini-
Autor(es): dc.contributorTenaglia, Mônica-
Autor(es): dc.contributorGiacomo, Luiz Henrique Souza de-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Priscylla de Lêu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29782-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752555-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva analisar como os direitos humanos vêm sendo abordado pelos cursos de Arquivologia das universidades públicas brasileiras. Para tanto, será analisada a profissão do arquivista, sua importância e seu papel na sociedade, inclusive para a efetivação do direito à informação. Nessa perspectiva, busca-se compreender como a formação que contempla disciplinas voltadas aos direitos humanos e o acesso à informação pode auxiliar e dar visibilidade ao arquivista, além de formar uma consciência acerca de sua função social. De modo a alcançar o proposto, nossa abordagem metodológica foi pautada na análise dos projetos pedagógicos e das ementas dos cursos de Arquivologia das universidades públicas brasileiras. Como resultados observamos que todos os dezesseis cursos de Arquivologia possuem disciplinas acerca do acesso à informação. Já aquelas voltadas aos direitos humanos foram localizadas apenas nos cursos de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Brasília (UNB). Além disso, alguns cursos de Arquivologia, atualmente em processo de reforma curricular, como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), estão se preparando para inserir disciplinas sobre a temática em suas grades curriculares. Porém, mesmo que tais iniciativas sejam importantes, nosso trabalho concluiu que a formação dos arquivistas carece de discussões e aprofundamentos acerca da educação em direitos humanos. Por seu turno, o acesso à informação está nos conteúdos dos currículos dos cursos de Arquivologia, entretanto, muito sob a égide da Lei de Acesso à Informação, algo que, por vezes, reduz a discussão.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze how human rights have been approached by Archival Science courses at Brazilian public universities. For this purpose, the profession of the archivist will be analyzed, its importance and its role in society, including for the realization of the right to information. From this perspective, we seek to understand how training that includes disciplines focused on human rights and access to information can help and give visibility to the archivist, in addition to forming an awareness of their social function. In order to achieve the proposal, our methodological approach was based on the analysis of the pedagogical projects and the syllabi of Archival Science courses at Brazilian public universities. As a result, we observed that all sixteen Archival Science courses have disciplines about access to information. Those focused on human rights were found only in Archival courses at the Federal University of Santa Maria (UFSM), Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and University of Brasília (UNB). In addition, some Archival Science courses, currently in the process of curricular reform, such as the Fluminense Federal University (UFF) and the Federal University of Rio Grande Foundation (FURG), are preparing to insert disciplines on the subject in their curriculum. However, even if such initiatives are important, our work concluded that the training of archivists lacks discussions and deepening about human rights education. In turn, access to information is included in the curricula of Archival Science courses, however, much under the aegis of the Access to Information Law, something that sometimes reduces the discussion.-
Descrição: dc.description112 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à informação-
Palavras-chave: dc.subjectArquivologia-
Palavras-chave: dc.subjectArquivista-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Direitos Humanos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectArquivista-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à informação-
Palavras-chave: dc.subjectAccess to information-
Palavras-chave: dc.subjectArchival science-
Palavras-chave: dc.subjectArchivist-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Right-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in Human Rights-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional qualification-
Título: dc.titleA formação do arquivista à luz dos direitos humanos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.