A valorização da percepção ambiental: uma experiência docente em Cachoeiras de Macacu – RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTemperini, Rosana Soares de Lima-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Raquel Branco Nogueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752553-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo compreender o processo de desenvolvimento do município de Cachoeiras de Macacu e a percepção ambiental que os moradores desse local tem diante das mudanças ambientais e sociais que ocorreram no município. Para a construção da ideia de percepção ambiental, utilizamos como público alvo os alunos do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Almerinda Ferreira de Almeida no distrito de Santana de Japuíba. A partir do histórico de desenvolvimento do município e os consequentes problemas ambientais detectados atualmente, principalmente no entorno do rio Macacu – principal rio, e que dá nome a essa cidade-, foram trabalhados aspectos da Educação Ambiental tais como: 1) Visão globalizadora relacionando os acontecimentos do município com o cenário nacional/internacional. 2) A contextualização da história local do Município, buscando levar os alunos para além da sala de aula,a fim de entenderem a complexidade da dinâmica e sua relação com o quotidiano e realidade dos moradores de Cachoeiras de Macacu. 3) E, por fim, buscouse ainda alcançar os outros objetivos da Educação Ambiental tais como: uma visão transformadora, que permite maior sensibilização e participação dos alunos no processo permanente de manutenção do ambiente em que vivem. Para alcançar esses objetivos faz se necessário um trabalho de Educação Ambiental permanente, interdisciplinar e aplicado à vivência dos alunos, e assim proporcionar ao discente a percepção ambiental, ou seja, a visão de que é participante direto do meio em que vive, formando uma consciência de que seus atos influenciam, na construção e cuidado com o meio ambiente-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to understand the development process of the city of Hialeah and the environmental perception that local residents have given the environmental and social changes that occurred in the municipality. For the construction of the idea of environmental perception, we use as target audience students of the sixth and seventh year of the elementary school of the Municipal school Jay Ferreira de Almeida in the District of Santana de Japuíba. From the history of development of the town and the resulting environmental problems detected today, mostly around the river Macacu-main river, and which gives its name to this town, have been worked aspects of environmental education, such as: 1) globalizadora vision relating the events of the municipality with the national/international scenario. 2) the contextualization of the local history of the city, seeking to take students beyond the classroom, in order to understand the complexity of the dynamics and your relationship with the Cachoeiras de Macacu. 3) and, finally, to still achieve the other objectives of environmental education such as: a transformative vision, which enables increased awareness and participation of students in the ongoing process of maintaining the environment in which they live. To achieve these goals if necessary a permanent Environmental education work, interdisciplinary and applied to the experience of the students, and so provide the students the environmental perception, that is, the vision of which is direct participant of the medium in which he lives forming an awareness that their actions influence, construction and care for the environment-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade e ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza e sociedade-
Palavras-chave: dc.subjectRacionalidade ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectCachoeiras de Macacu (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectSociety and environment-
Palavras-chave: dc.subjectNature and society-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental rationality-
Título: dc.titleA valorização da percepção ambiental: uma experiência docente em Cachoeiras de Macacu – RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.