O papel do marketing no desenvolvimento sustentável - um estudo de caso sobre a contribuição da gestão de marketing na orientação para o desenvolvimetno sustentável em empresas brasileiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCPF:36601454320-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Jorge Arantes Pinto de-
Autor(es): dc.contributorCPF:09090988722-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Maura Lucia Montella de-
Autor(es): dc.contributorCPF:89865741222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.creatorSouza, Melba Santos Porter de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752548-
Descrição: dc.descriptionThere are many reasons such as the population growth, the natural resources exhaustion and the consumption expansion to believe that companies have to think its marketing strategy in a different way. To show what s the marketing function in the sustainable development is the goal of this dissertation. So the theory, the principles and the marketing function were reviewed to conceptualize them. Case studies of nine Brazilian companies and how they use their marketing areas in its sustainable development orientation were also included. As a result, this work identified that the marketing area has a more important paper than just disclose social and environment projects. It might help in the products development process, in the interface between production and consumption, promoting a more conscious consumption and in the communication strategy with the stakeholders. After finishing the field research, the conclusion was that the Brazilian companies use the marketing management only to disclose social and environment projects, although they already have sustainable development orientation.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apontar qual o papel do marketing na orientação para o desenvolvimento sustentável em empresas brasileiras. Para isso, os princípios, a teoria e os conceitos de marketing foram revisitados de forma a contextualizá-los. Utilizou-se ainda a pesquisa de campo para a realização de estudos de casos com nove organizações brasileiras de grande porte, que apresentaram de que forma suas áreas de marketing contribuem com a orientação da empresa para o desenvolvimento sustentável. Como resultado da exploração bibliográfica, identificou-se que o marketing pode participar não só na divulgação dos projetos sociais e ambientais, mas também no processo de desenvolvimento e fabricação de bens e serviços, na interface entre produção e consumo auxiliando na educação para um consumo mais consciente, na estratégia de comunicação não só com clientes, mas também com todos os grupos que afetam e são afetados pela organização. E, a partir da pesquisa de campo e de análise de estudos de casos, confirmou-se a situação problema e concluiu-se que, de fato, as empresas brasileiras apesar de já estarem estruturadas com áreas voltadas para o desenvolvimento sustentável só utilizam a gestão de marketing no processo de divulgação dos projetos sociais e ambientais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleO papel do marketing no desenvolvimento sustentável - um estudo de caso sobre a contribuição da gestão de marketing na orientação para o desenvolvimetno sustentável em empresas brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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