A leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFurtado, Joaci Pereira-
Autor(es): dc.contributorAlves, Bruno Henrique-
Autor(es): dc.contributorJuvêncio, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Larissa Aguiar de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752533-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia estuda a relação dos blogs literários com o mercado editorial brasileiro, examinando o nível de influência dos blogs nas decisões da editora, assim como a interferência direta deles na divulgação de livros. O trabalho começa com o histórico de surgimento dos blogs, seguido da conceituação dos blogs literários e das discussões acerca da relação blogueiro-leitor, do incentivo à leitura e do que motiva um indivíduo a se tornar um blogueiro. Também são abordadas as mudanças causadas pelas mídias sociais nas diversas camadas do negócio do livro, o vínculo entre blogs e editoras e a relação das bibliotecas com os blogs e a formação de leitores. Para a elaboração da presente pesquisa foram consultados autores de diversas áreas cujos trabalhos se voltam para as mídias sociais e/ou o mercado editorial brasileiro. Pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas via e-mail, também foram realizadas com profissionais do mercado editorial, a fim de averiguar o nível de influência dos blogs dentro das editoras. Nas considerações finais vemos que os blogs literários são grandes aliados do marketing editorial por serem e grandes incentivadores da leitura literária.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph studies the relationship of literary blogs with the Brazilian editorial market, examining the level of influence of blogs on the decisions of the publisher, as well as their direct interference in the dissemination of books. The work begins with the history of the emergence of blogs, followed by the conceptuation of literary blogs and discussions about the relationship blogger-reader, of encouraging reading and motivates an individual to become a blogger. Also addressed are the changes caused by social media in the various layers of the book business, the link between blogs and publishers and the relationship of libraries with blogs and the formation of readers. For the elaboration of this research we consulted authors from several areas whose work is turned to social media and/or the Brazilian editorial market. Qualitative research, through e-mail interviews, were also conducted with professionals from the editorial market, in order to ascertain the level of influence of blogs within the publishing houses. In final considerations we see that literary blogs are greatallies of editorial marketing for being and great motivators ofliterary reading.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBlogs literários-
Palavras-chave: dc.subjectMercado editorial brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectBlog-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary blogs-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian editorial market-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Título: dc.titleA leitura como espetáculo: um estudo sobre os blogs literários e sua influência na indústria editorial brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.