Vídeos do YouTube no ensino de Ciências e Biologia: uma curadoria crítica de apoio ao trabalho docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorRocha, Rosângela-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.creatorTavares, João Vitor de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32244-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752532-
Descrição: dc.descriptionNo contexto social, no qual a tecnologia se faz presente no dia a dia de todos, a linguagem audiovisual e plataformas digitais possuem a capacidade de incrementar o ensino-aprendizado de Biologia por despertar o interesse dos alunos pelo que é trabalhado em sala de aula. Dessa forma, a integração de recursos tecnológicos audiovisuais se tornou uma proveitosa alternativa para metodologias educacionais. Nesse sentido, dentre as plataformas digitais, o Youtube conquistou credibilidade dentro não só do Ensino de Biologia, como também em outras áreas do conhecimento porque, além de oferecer dinamismo às aulas; ilustrações animadas, sons, iluminação atendem ao repertório cultural dos jovens e são critério de decisão ao que fará parte de seu material de estudos. A fim de manusear a plataforma Youtube dentro do contexto pedagógico, o objetivo geral deste trabalho é investigar desafios e possibilidades do uso de vídeos no Youtube no contexto de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Em meio à substancial quantidade de informações que são veiculadas dentro da plataforma, os objetivos específicos deste trabalho são: realizar uma análise crítica dos vídeos do Youtube selecionados com aplicabilidade didática em artigos publicados nos anais das últimas edições do ENEBIO (2016 e 2018); discutir as alternativas de abordagem didática de vídeos de divulgação científica no Youtube selecionados para análise; construir uma curadoria de vídeos do Youtube com a finalidade de diversificar a instrumentação pedagógica do Ensino de Ciências e Biologia. Por isso, a metodologia do trabalho se conduziu pela busca do termo “Youtube” nos anais do ENEBIO. A escolha dos vídeos encontrados para fazer parte da curadoria foi apurada de acordo com critérios de seleção que atestaram a acessibilidade digital daquele vídeo, a sua adequabilidade linguística, qualidade técnica, pertinência do conteúdo exibido e a capacidade de articular com outros assuntos de Ciências da natureza ou ligados a discussões sociais. Ao investigar as possibilidades de uso e vídeo do Youtube, foram encontradas diversas vantagens oferecidas pela plataforma tanto para a prática pedagógica, quanto para divulgação científica. Analisando criticamente a curadoria, foi possível perceber a diversidade de pautas científicas que esses vídeos conseguiram explorar e a capacidade de vincular questões socioculturais, servindo como forma de enriquecer as estratégias de ensino didático.-
Descrição: dc.descriptionIn the social context, in which technology is present in everyone's daily life, audiovisual language and digital platforms have the ability to enhance the teaching-learning of Biology by arousing the students' interest in what is worked in the classroom. Thus, the integration of audiovisual technological resources has become a useful alternative for educational methodologies. Thus, the integration of audiovisual technological resources has become a useful alternative for educational methodologies. In this sense, among the digital platforms, YouTube has gained credibility not only in the teaching of biology, but also in other areas of knowledge because, besides offering dynamism to the classes, animated illustrations, sounds, and lighting meet the cultural repertoire of young people and are criteria for deciding what will be part of their study material. In order to handle the Youtube platform within the pedagogical context, the general objective of this work is to investigate challenges and possibilities of using videos on Youtube in the context of science and biology teaching-learning. Amid the substantial amount of information that is conveyed within the platform, the specific objectives of this work are: to perform a critical analysis of the Youtube videos selected with didactic applicability in articles published in the annals of the last editions of ENEBIO (2016 and 2018); to discuss the alternatives of didactic approach of science popularization videos on Youtube selected for analysis; to build a curatorship of Youtube videos in order to diversify the pedagogical instrumentation of science and biology teaching. Therefore, the methodology of the work was conducted by searching the term "Youtube" through the annals of ENEBIO. The choice of videos found to be part of the curatorship was determined according to selection criteria that attested to the digital accessibility of that video, its linguistic suitability, technical quality, relevance of the content displayed and the ability to articulate with other subjects of natural sciences or linked to social discussions. When investigating the possibilities of Youtube use and video, several advantages offered by the platform were found both for pedagogical practice and for scientific dissemination. By critically analyzing the curation, it was possible to realize the diversity of scientific topics that these videos were able to explore and the ability to link socio-cultural issues, serving to enrich didactic teaching strategies.-
Descrição: dc.description106 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria crítica-
Palavras-chave: dc.subjectYoutube-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria digital-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Science and Biology-
Palavras-chave: dc.subjectCritical curation-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practice-
Título: dc.titleVídeos do YouTube no ensino de Ciências e Biologia: uma curadoria crítica de apoio ao trabalho docente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.