Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorSouza, Luiz Gustavo Silva de-
Autor(es): dc.creatorChagas, Renato Teresa das-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752526-
Descrição: dc.descriptionO conceito de autoeficácia é parte integrante da Teoria Social Cognitiva. Trata-se das crenças que o indivíduo desenvolve sobre si no que se refere a sua capacidade em organizar e executar cursos da ação requeridos para produzir certas realizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a autoeficácia acadêmica em estudantes de IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Um total de 100 participantes, com idade entre 17 a 38 anos, responderam ao questionário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Destes, 49 eram do sexo masculino (M = 21,53 anos; DP = 3,04) e 51 do sexo feminino (M = 21,39 anos; DP = 3,53) A maioria dos participantes relatou alto senso de autoeficácia, sendo que alguns itens da subescala autoeficácia na interação social receberam, mais frequentemente, a avaliação máxima. Considerações para novos estudos são apresentadas-
Descrição: dc.descriptionThe concept of self-efficacy is an integral part of Cognitive Social Theory. These are the beliefs that the individual develops about himself in his ability to organize and execute courses of action required to produce certain accomplishments. The present study aimed at evaluating academic self-efficacy in public and private higher education institutions located in Campos dos Goytacazes, in the north of the state of Rio de Janeiro. A total of 100 participants, aged between 17 and 38 years, answered the sociodemographic questionnaire and the Self-efficacy Scale in Higher Education. Of these, 49 were males (M = 21.53, SD = 3.04) and 51 females (M = 21.39, SD = 3.53). Most participants reported a high self- Being that some items of the subscale self-efficacy in social interaction received, more frequently, the maximum evaluation. Considerations for further studies are presented-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria social cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectCrenças de autoeficácia-
Palavras-chave: dc.subjectAutoeficácia acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria social-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive social theory-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-efficacy beliefs-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic self-efficacy-
Título: dc.titleAutoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.