Uma análise do discurso político na mídia televisiva: Aécio Neves e Dilma Rousseff em debates 2014

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariani, Bethania Sampaio Corrêa-
Autor(es): dc.contributorSilva, Silmara Cristina Dela-
Autor(es): dc.contributorSoares, Alexandre Sebastião Ferrari-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ariana da Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3839-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752520-
Descrição: dc.descriptionEste estudo está filiado à teoria da Análise do Discurso com base em estudos de Pêcheux, na França, e desenvolvida por Orlandi, no Brasil. A Análise do Discurso é uma disciplina que trabalha no confronto e propõe colocar em questão a evidência do sujeito e do sentido. Nossa pesquisa consiste em analisar os processos de produção de sentidos constitutivos do discurso político em debates eleitorais na mídia televisiva, mais especificamente, em dizeres dos candidatos à Presidência: Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), em dois debates eleitorais televisionados da campanha de 2014: o primeiro transmitido pela Bandeirantes e o último transmitido pela Globo. De acordo com a teoria à qual nos filiamos, o político não é o partidário, mas o perene processo de divisão de sentidos. Pensar na mídia em relação ao discurso político é refletir sobre a relação entre linguagem e sociedade. Mais do que isso, é pensar na discursividade produzida nessa tensão constitutiva das práticas sociais, constituindo sujeitos e possibilitando a produção de efeitos de sentido. Em nossa dissertação, entre outras questões, mobilizamos, teórica e analiticamente, o conceito de enunciação do ponto de vista linguístico, discursivo e psicanalítico. Isto nos permitiu observar que o modelo de “enunciação certeiro e firme, sem indecisões, tropeços, sem reticências ou rupturas sintáticas” (PAYER, 2005) de um sujeito que se encontra na ilusão de unicidade e origem do dizer, em algum momento falha, produzindo novos efeitos de sentido, pois “não há ritual sem falhas” (PÊCHEUX, 2014e [1978] [1988]), deixando entrever a verdade do sujeito sempre semidita, de acordo com a Psicanálise lacaniana. Além disso, pudemos observar as formações imaginárias das posições sujeito construídas discursivamente em seus dizeres, em relação ao lugar de onde fala, como candidato, e ao lugar do outro eleitor e do outro adversário político, através de uma análise dos elementos eu, nós, vocês e eles, de acordo com a proposta de Indursky (2013 [1997]). Isto nos permitiu verificar que estas imagens construídas discursivamente nos dizeres dos candidatos são fundamentais para a elaboração da argumentação no discurso político numa campanha, mas que não são garantias de sucesso, já que devemos considerar o processo de interpelação-identificação pelo qual o indivíduo é assujeitado-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis study is related to the theory of Discourse Analysis based on studies of Pêcheux, France, and developed by Orlandi, Brazil. The Discourse Analysis is a discipline that works in the confrontation and proposes to question the evidence of subject and sense. Our research consists of analyzing the processes of production of sense constitutive of political discourse in electoral debates in the television media, more specifically, in the words of presidential candidates: Aécio Neves (PSDB) and Dilma Rousseff (PT), in two televised electoral debates on 2014 campaign: the first transmitted by Bandeirantes and the last transmitted by Globo. According to the theory to which we are affiliated, the political is not the partisan, but the perennial process of division of the senses. Thinking about the media in relation to political discourse is to reflect about the relationship between language and society. More than that, it is to think of the discursiveness produced in this constitutive tension of social practices, constituting subjects and enabling the production of effects of meaning. In our dissertation, among other issues, we mobilized the concept of enunciation from a linguistic, discursive and psychoanalytical point of view. This allowed us to observe that the model of "accurate and firm enunciation, without indecision, stumbling, without reluctance or syntactic ruptures" (PAYER, 2005) of a subject who finds himself in the illusion of oneness and origin of the saying, at some point fails, producing new effects of sense, because "there is no ritual without fail" (PÊCHEUX, 2014e [1978] [1988]), letting the truth glimpse of the subject always in half-words, according to the Lacanian Psychoanalysis. In addition, we observe the imaginary formations of the subject positions constructed discursively in their sayings, in relation to the place where they speak, as a candidate, and the place of the other elector and the other political adversary, through an analysis of the elements I, we, you and they, according to the proposal of Indursky (2013 [1997]). This allowed us to verify that these images discursively constructed in the sayings of the candidates are fundamental for the elaboration of the argumentation in the political discourse in a campaign, but that they are not guarantees of success, since we must consider the process of interpellation-identification which the individual passes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso político eleitoral-
Palavras-chave: dc.subjectMídia televisiva-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso político-
Palavras-chave: dc.subjectRousseff, Dilma, 1947--
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectCunha, Aécio neves, Details 1960--
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectElectoral political discourse-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision media-
Palavras-chave: dc.subjectSubject-
Título: dc.titleUma análise do discurso político na mídia televisiva: Aécio Neves e Dilma Rousseff em debates 2014-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.