Do ensino da língua literária e do sentido : reflexões, buscas, caminhos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUchôa, Carlos Eduardo Falcão-
Autor(es): dc.contributorCPF:18009887522-
Autor(es): dc.contributorPereira, Maria Teresa Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:18109000322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7923206208515174-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Claudio Cezar-
Autor(es): dc.contributorCPF:10000809622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598E9-
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos-
Autor(es): dc.contributorCPF:18200800622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3896981631565147-
Autor(es): dc.contributorCavaliere, Ricardo Stavola-
Autor(es): dc.contributorCPF:15789464522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782812J5-
Autor(es): dc.contributorMichelli, Regina Silva-
Autor(es): dc.contributorCPF:15742585722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775880U3-
Autor(es): dc.creatorCezar, Marina Coelho Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-02-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17555-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752517-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to propose the reappraisal of the study of the literary language as well as the meaning in the teaching of the mother tongue, by pointing to alternative of ways. In order to do so, aiming to verify the space that the teaching of literary language has been taken in the classrooms, a historical-critical survey of the teaching of Portuguese in Brazil has been conducted from its discovery to the present time. It is discussed the need to revitalize the study of literary texts by valuing the task with: a) the diversity of linguistic uses; b) the distinction among system, norm and use; c) the semantic strata; d) the construction of meaning. As the initial corpus, two sets of textbooks widely used in both public and private schools throughout the country have been analyzed: Português: linguagens by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães,published by Atual,and Português para todos by Ernani Terra and Floriana Cavallete, published by Scipione. The work has also included a second corpus consisting of two texts by contemporary authors: a short story by Moacyr Scliar, Conspiração, and a poem (with no title) by Manoel de Barros, from which possible ways are presented to teach the literary language and the meaning to foster the development of critical thinking, sensibility and aesthetic fulfillment as well as creating capability. Key words: literary language, construction of meaning, textbooks, teaching.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo propor o redimensionamento do estudo da língua literária e do sentido no ensino de língua materna, apontando possibilidades de caminhos. Para isso, com a finalidade de se constatar o espaço que o ensino de língua literária vem ocupando nas salas de aula, faz-se um levantamento histórico-crítico do ensino de Português no Brasil, desde o seu descobrimento até o momento atual. Discute-se a necessidade de se revitalizar o estudo dos textos literários valorizando o trabalho com: a) a diversidade dos usos lingüísticos; b) a distinção entre sistema, norma e uso; c) os estratos semânticos; d) a construção do sentido. Analisam-se, como corpus inicial, duas coleções didáticas amplamente adotadas nas escolas públicas e particulares do país: Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, da editora Atual, e Português para todos, de Ernani Terra e Floriana Cavallete, da editora Scipione. O trabalho inclui, ainda, um segundo corpus, constituído de dois textos de autores contemporâneos: um conto de Moacyr Scliar, Conspiração, e uma poesia (sem título) de Manoel de Barros, onde se apontam possíveis caminhos para um ensino da língua literária e do sentido propiciador do desenvolvimento da reflexão crítica, da sensibilidade e fruição estética e da capacidade criadora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua literária-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução do sentido-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary language-
Palavras-chave: dc.subjectConstruction of meaning-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleDo ensino da língua literária e do sentido : reflexões, buscas, caminhos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.