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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Schueler, Alessandra Frota Martinez de | - |
Autor(es): dc.creator | Ramia, Luisa da Cunha Nunes Abi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22280 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752472 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia teve por objetivo discutir aspectos do feminismo marxista antirracista como possibilidade de um trabalho emancipador e democrático para e na educação infantil. A construção do trabalho se constituiu a partir de revisão de literatura, com análise e busca da articulação da teoria feminista e o que preconiza os documentos oficiais que orientam o trabalho na educação infantil. A luta pelo direito à creche, face do movimento feminista periférico pautado a partir da década de 1970 ao indagar “De quem é o direito à creche?”, aponta, em plano político e social, do papel político e social, do papel da mulher e das crianças, desde que são bebês. Compreender feminismo e Educação Infantil, como proposta de uma educação democrática, antirracista deveria ser assumido como responsabilidade de toda a sociedade na educação das crianças, desde que são bebês. Sendo essencial os estudos de gênero, raça e classe na formação dos educadores. Fundamentam a construção do trabalho autoras e autores como bell hooks(2017, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie(2017), Fúlvia Rosemberg(1996, 1997,2015), Joana El’Jaick de Andrade(2018), Regina Facchini(2018), Ana Lúcia Goulart de Faria(2018), Daniela Finco(2015 e 2018), Márcia Aparecida Gobbi(2015), Elina Elias Macedo(2015, 2018), Djamila Ribeiro(2018), Reny Scifoni Schifino(2015), Adriana Alves da Silva(2015, 2018), Márcia Anacleto da Souza(2018), Maria Amélia de Almeida Teles(2015, 2018),Rodrigo Saballa de Carvalho(2015), Flávio Santiago(2018) e documentos oficiais como as DCNEI(Brasil, 2009) | - |
Descrição: dc.description | This monograph aimed to discuss aspects of anti-racist marxist feminism as a possibility of an emancipatory and democratic work for and in early childhood education. The construction of the work was constituted from literature review, with analysis and search for the articulation of feminist theory and what advocates the official documents that guide the work in early childhood education. The struggle for the right to day care, in the face of the peripheral feminist movement ruled from the 1970s on, asking “Whose right is the day care?”, Points out, in a political and social plan, the political and social role, the role of women and children, since they are babies. Understanding feminism and early childhood education, as a proposal for a democratic, anti-racist education should be assumed as the responsibility of the whole society in the education of children, since they are babies. Gender, race and class studies are essential in the education of educators. The hooks (2017, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie (2017), Fúlvia Rosemberg (1996, 1997,2015), Joana El'Jaick de Andrade (2018), Regina Facchini (2018), underlie the construction of the work Ana Lúcia Goulart de Faria (2018), Daniela Finco (2015 and 2018), Márcia Aparecida Gobbi (2015), Elina Elias Macedo (2015, 2018), Djamila Ribeiro (2018), Reny Scifoni Schifino (2015), Adriana Alves da Silva (2015, 2018), Márcia Anacleto da Souza (2018), Maria Amélia de Almeida Teles (2015, 2018), Rodrigo Saballa de Carvalho (2015), Flávio Santiago (2018) and official documents such as the DCNEI (Brazil, 2009) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Título: dc.title | Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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