Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Mary Terezinha A. Simen | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09176772772 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, António | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Marise Maria Santana da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:01021235622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766544Y5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alvarez, José Maurício Saldanha | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00345322022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794616H4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Lia Ciomar Macedo de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:02122122522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782848Y5 | - |
Autor(es): dc.creator | Peixoto, Maria Cristina dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752464 | - |
Descrição: dc.description | This thesis - Sceneries of education through art: composing creative languages in teachers´education - intends to show a qualitative research with art through a complete approach in different meaningful languages. The work was conducted with students of Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho for teachers education course in the town of Niterói, state of Rio de Janeiro. Different kinds of environment were formed in our art workshop. The research intended to enlarge the students´ consciousness, since it includes the body, imagination, intuition, dream, playful activities and pleasure in the process of building knowledge. The students were encouraged to express their subjectivity through corporal, scenic, plastic, musical, images, and through words. Self-knowledge, solidarity, and creativity were encouraged to be achieved. The theorical background was based upon books and words of Morin, Baumman, Sennet, among others, and about the process of creation. The work was based upon Ostrower, Read, Teixeira, Mendes and Vygotsky with his social historical view. The methodology was conducted through analysis of content Bardin, Trivinõs, besides teachings of Certeau and Ginzburg. Sceneries f arteducation engaged with a more complete form of teachers´ education were searched for. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese pretende mostrar uma pesquisa qualitativa com a arte, através de uma abordagem integral, em diferentes linguagens expressivas. Foi realizada com a participação de jovens, do Curso de Formação de Professores, no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, Niterói, RJ, quando se construíram ambiências, em uma Oficina de Criação. A pesquisa pretendeu a ampliação da consciência dos educandos, ao incluir, no processo de construção do conhecimento, o corpo, a imaginação, a intuição, o sonho, o lúdico e o prazer. O educando foi instigado a expressar, através das imagens - corporal, cênica, plástica, musical - e da palavra, a sua subjetividade, através das categorias: auto-conhecimento, criatividade e a solidariedade. Como suporte teórico buscou-se as contribuições de Morin, Baumman, Sennet, entre outros, e, sobre o processo de criação, Ostrower, Read, Teixeira, Mendes, Vygotsky - com sua visão sócio-histórica. A metodologia orientou-se pela análise de conteúdo Bardin, Trivinös - além das pistas oferecidas por Certeau e Ginzburg. Buscaram-se cenários de arteducação comprometidos com uma formação mais plena do educador. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pela arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Múltiplas linguagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education through art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiple languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Cenários de educação através da arte : bordando linguagens criativas na formação de educadores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: