Cenários de educação através da arte : bordando linguagens criativas na formação de educadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary Terezinha A. Simen-
Autor(es): dc.contributorCPF:09176772772-
Autor(es): dc.contributorFreire, António-
Autor(es): dc.contributorRocha, Marise Maria Santana da-
Autor(es): dc.contributorCPF:01021235622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766544Y5-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, José Maurício Saldanha-
Autor(es): dc.contributorCPF:00345322022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794616H4-
Autor(es): dc.contributorFaria, Lia Ciomar Macedo de-
Autor(es): dc.contributorCPF:02122122522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782848Y5-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Maria Cristina dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19668-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752464-
Descrição: dc.descriptionThis thesis - Sceneries of education through art: composing creative languages in teachers´education - intends to show a qualitative research with art through a complete approach in different meaningful languages. The work was conducted with students of Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho for teachers education course in the town of Niterói, state of Rio de Janeiro. Different kinds of environment were formed in our art workshop. The research intended to enlarge the students´ consciousness, since it includes the body, imagination, intuition, dream, playful activities and pleasure in the process of building knowledge. The students were encouraged to express their subjectivity through corporal, scenic, plastic, musical, images, and through words. Self-knowledge, solidarity, and creativity were encouraged to be achieved. The theorical background was based upon books and words of Morin, Baumman, Sennet, among others, and about the process of creation. The work was based upon Ostrower, Read, Teixeira, Mendes and Vygotsky with his social historical view. The methodology was conducted through analysis of content Bardin, Trivinõs, besides teachings of Certeau and Ginzburg. Sceneries f arteducation engaged with a more complete form of teachers´ education were searched for.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese pretende mostrar uma pesquisa qualitativa com a arte, através de uma abordagem integral, em diferentes linguagens expressivas. Foi realizada com a participação de jovens, do Curso de Formação de Professores, no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, Niterói, RJ, quando se construíram ambiências, em uma Oficina de Criação. A pesquisa pretendeu a ampliação da consciência dos educandos, ao incluir, no processo de construção do conhecimento, o corpo, a imaginação, a intuição, o sonho, o lúdico e o prazer. O educando foi instigado a expressar, através das imagens - corporal, cênica, plástica, musical - e da palavra, a sua subjetividade, através das categorias: auto-conhecimento, criatividade e a solidariedade. Como suporte teórico buscou-se as contribuições de Morin, Baumman, Sennet, entre outros, e, sobre o processo de criação, Ostrower, Read, Teixeira, Mendes, Vygotsky - com sua visão sócio-histórica. A metodologia orientou-se pela análise de conteúdo Bardin, Trivinös - além das pistas oferecidas por Certeau e Ginzburg. Buscaram-se cenários de arteducação comprometidos com uma formação mais plena do educador.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pela arte-
Palavras-chave: dc.subjectMúltiplas linguagens-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducation through art-
Palavras-chave: dc.subjectMultiple languages-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleCenários de educação através da arte : bordando linguagens criativas na formação de educadores-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.