Seleção de rota marítima de contêineres utilizando análise envoltória de dados: estudo de caso na análise de eficiência de rotas entre portos da costa leste da América do Sul

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSant'anna, Annibal Parracho-
Autor(es): dc.contributorCPF:09746420704-
Autor(es): dc.contributorttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787123Z3-
Autor(es): dc.contributorMeza, Lidia Angulo-
Autor(es): dc.contributorCPF:05363175770-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768562P1-
Autor(es): dc.contributorMello, João Carlos Correia Baptista Soares de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00230909822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701354D3-
Autor(es): dc.contributorBiondi Neto, Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:38271087720-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795262T1-
Autor(es): dc.creatorCaillaux, Marcio Arzua-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17519-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752457-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study was to evaluate the efficiency of the containers shipping routes, using the DEA methodology Data Envelopment Analysis, using multiple inputs and outputs. It uses data of a Brazilian shipping company which has vessels in fixed and regular routes along South America east cost. The possible routes that a container can go through between two localities are analyzed and its efficiency is calculated based on three different approaches, established through weight restrictions. Two types of routes are characterized in the study: routes that a container accomplishes the transshipment operation (connection), in some port, in order to reach its final destination, and routes that the container does not accomplish this operation, being transported from its origin to the destination in only one ship. Four different models were developed and tested in order to deal with the problem of the non-homogeneous types of routes as well as the matter of transshipment port productivity. In these models were used actual data of transit time, productivity and port costs, such as: container storage and transshipment operation costs. The purpose of this study is to provide the shipping companies, through the use of this decision support tool in operational level, higher efficiency in the goods transportation between different localities and better customer needs attendance.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência de rotas marítimas de contêineres, utilizando a metodologia DEA Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis), que permite o uso de múltiplas variáveis de inputs e outputs. São usados dados de uma empresa brasileira de transporte marítimo que possui rotas de navios fixas e regulares entre os portos da costa leste da América do Sul. As possíveis rotas que um contêiner pode percorrer entre duas localidades são analisadas e suas eficiências são calculadas sob três diferentes abordagens, determinadas através de restrições aos pesos das variáveis. Dois tipos de rotas são caracterizados no estudo: rotas em que o contêiner realiza a operação de transbordo (conexão), em algum porto, a fim de alcançar o seu destino final, e rotas em que o contêiner não realiza essa operação, sendo transportado de sua origem ao destino em um único navio. Para tratar a problemática da não homogeneidade entre os dois tipos de rotas e a questão da variável produtividade do porto de transbordo, foram desenvolvidos e testados quatro diferentes modelos. Nestes, são usados dados reais de tempo de transporte, produtividade e custos de terminais portuários, tais como: armazenagem de contêiner e custo da operação de transbordo. A finalidade deste estudo é proporcionar aos transportadores marítimos, através do uso dessa ferramenta de apoio à decisão em nível operacional, maior eficiência no transporte de mercadorias entre as diferentes localidades e melhor atendimento às necessidades de seus clientes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEstratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise envoltória de dados (DEA)-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte marítimo-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de carga-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte por contêineres-
Palavras-chave: dc.subjectTransbordo-
Palavras-chave: dc.subjectSeleção de rotas-
Palavras-chave: dc.subjectRestrição aos pesos-
Palavras-chave: dc.subjectData envelopment analysis-
Palavras-chave: dc.subjectMaritime transportation-
Palavras-chave: dc.subjectContainer transport-
Palavras-chave: dc.subjectSelecting routes-
Palavras-chave: dc.subjectWeight restrictions-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleSeleção de rota marítima de contêineres utilizando análise envoltória de dados: estudo de caso na análise de eficiência de rotas entre portos da costa leste da América do Sul-
Título: dc.titleSelecting maritime containers routes using data envelopment analysis: case of analysis of the routes efficiency between ports in South America east coast-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.