Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.contributorSilva, Anelize Pires Reynozo da-
Autor(es): dc.creatorFitaroni, Márcia de Oliveira Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27838-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752430-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica de evocação livre de palavras (ELP), por meio de formulário. Transformou-se os resultados analisados em quadros, permitindo vislumbrar a concepção dos discentes em relação a concepção de método científico. Conclui-se, portanto que as representações sociais apontadas pelos discentes vão ao encontro da cientificidade, o que nos permite avistar caminhos rumo ao processo de reflexão e formação.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to investigate the conception and perception of the students of the teacher training course about the scientific method and how the research becomes an instrument of reflection and criticism of their development process. The Free Evocation of Words technique was applied through an online form to collect data. The data obtained was used to create charts which allow a glimpse at the students' conception of scientific method. It is concluded, therefore, that the social representations indicated by the students go towards scientificity, which allows us to seek paths towards the process of reflection and development.-
Descrição: dc.description52 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Científico-
Palavras-chave: dc.subjectCurso Normal-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Method-
Palavras-chave: dc.subjectMagisterium-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training Course-
Título: dc.titleConcepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.