Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marcelo Nocelle de | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Fernando de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Anelize Pires Reynozo da | - |
Autor(es): dc.creator | Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752430 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica de evocação livre de palavras (ELP), por meio de formulário. Transformou-se os resultados analisados em quadros, permitindo vislumbrar a concepção dos discentes em relação a concepção de método científico. Conclui-se, portanto que as representações sociais apontadas pelos discentes vão ao encontro da cientificidade, o que nos permite avistar caminhos rumo ao processo de reflexão e formação. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to investigate the conception and perception of the students of the teacher training course about the scientific method and how the research becomes an instrument of reflection and criticism of their development process. The Free Evocation of Words technique was applied through an online form to collect data. The data obtained was used to create charts which allow a glimpse at the students' conception of scientific method. It is concluded, therefore, that the social representations indicated by the students go towards scientificity, which allows us to seek paths towards the process of reflection and development. | - |
Descrição: dc.description | 52 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método Científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific Method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magisterium | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training Course | - |
Título: dc.title | Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: