Perspectiva psicopedagógica: afetividade e aprendizagem na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Zuleide Simas da-
Autor(es): dc.contributorDias, Regina-
Autor(es): dc.creatorVieira, Wagner Luiz Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22329-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752419-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo analisar a relação entre afetividade e o processo de aprendizagem, com base teórica na pedagogia história-crítica na sua interseccionalidade com a psicologia histórico-cultural. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, além da Introdução e das considerações finais. No primeiro capítulo, sinaliza as características do universo ideológico neoliberal, pós-moderno e as interfaces entre construtivismo e pós-modernismo, bem como as tentativas de unificação das ideias de Piaget e Vygotsky, no segundo capítulo apresenta alguns fragmentos relacionados as teorias psicogenéticas de Piaget e Vygotsky e Wallon com relação aos fatores biológicos e sociais com o lugar da interação desembocando nos temas da afetividade, cognição e o desenvolvimento do juízo moral. No terceiro capítulo discorre sobre a prática pedagógica histórico-crítica e questões das vulnerabilidades entre o homem e o trabalho, alienação docente e as implicações na construção do conhecimento e a reflexão sobre a escola, um espaço de possibilidades. No quarto e último capítulo, reforça os benefícios da mediação pelo docente das ações psicopedagógicas e o emprego da afetividade a fim de melhorar o desempenho escolar e o desenvolvimento cognitivo dos discentes. Nas considerações finais avigora o desafio do educador de não ter uma visão da escola apenas como o local de transmissão de um saber objetivo sobre a realidade natural e social, mas em oportunizar as condições para um processo coletivo e interativo de compartilhamento e edificação de significados pessoais, sociais e culturais conforme um contexto interativo e como proposta uma reflexão nos próximos trabalhos nos estudos de sucesso educacional em classes desfavorecidas inclinadas ao fracasso escolar-
Descrição: dc.descriptionThis work, of bibliographic research, aims to analyze the relationship between affectivity and the learning process, based on the theoretical basis of history-critical pedagogy in its intersectionality with historical-cultural psychology. The work is structured in four chapters, in addition to the Introduction and the final considerations. In the first chapter, it points out the characteristics of the neoliberal, postmodern ideological universe and the interfaces between constructivism and postmodernism, as well as attempts to unify Piaget and Vygotsky's ideas, in the second chapter it presents some fragments related to Piaget's psychogenetic theories. and Vygotsky and Wallon in relation to biological and social factors with the place of interaction leading to the themes of affectivity, cognition and the development of moral judgment. In the third chapter, he discusses the historical-critical pedagogical practice and issues of vulnerabilities between man and work, teacher alienation and the implications for the construction of knowledge and reflection on the school, a space of possibilities. In the fourth and last chapter, it reinforces the benefits of mediation by the teacher of psychopedagogical actions and the use of affectivity in order to improve the students' school performance and cognitive development. In the final considerations, it promotes the educator's challenge of not having a vision of the school only as the place of transmission of an objective knowledge about the natural and social reality, but in providing the conditions for a collective and interactive process of sharing and building personal meanings, social and cultural according to an interactive context and as a reflection proposal in the next works in the studies of educational success in disadvantaged classes inclined to school failure-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria psicogenética-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectPsychopedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectSchool failure-
Palavras-chave: dc.subjectPsychogenetic theory-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Título: dc.titlePerspectiva psicopedagógica: afetividade e aprendizagem na escola-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.