Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Sérgio Ricardo Aboud | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves Junior, Edmundo de Drummond | - |
Autor(es): dc.creator | Pessanha, Louise Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752401 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo chamar a atenção para a importância da formação inicial no exercício do trabalho com a educação de jovens e adultos. Em minha experiência enquanto estudante do curso de licenciatura em educação física da UFF pude observar que embora tenhamos uma carga elevada de estudos relacionados aos demais segmentos da educação básica a EJA não costuma ser contemplada nas discussões. Embora o professor de educação física que será inserido na escola possa entrar em contato com a EJA, no exercício do seu trabalho, este segmento encontra pouco destaque ficando em segundo plano e em alguns casos, ausente. Desta forma, trabalho com a hipótese de que essa lacuna, presente na formação do curso de educação física da UFF possa ser algo comum a outras licenciaturas e seja algo que dificulte o desenvolvimento do trabalho do profissional inserido na escola. A fim de expor essa realidade, o presente trabalho realizou uma pesquisa de campo com um profissional que atua na educação de jovens e adultos para investigar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam na EJA e chamar a atenção para a necessidade de uma reformulação no currículo do curso de educação física, para que ele possa oferecer um suporte maior no que diz respeito ao trabalho com a educação de jovens e adultos | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to draw attention to the importance of initial education in the exercise of work with youth and adult education. In my experience as a student of the undergraduate degree in physical education of the UFF I could observe that although we have a high load of studies related to the other segments of basic education the EJA is not usually contemplated in the discussions. Although the Physical Education teacher who will be inserted in the school can contact the eja in the exercise of his work, this segment finds little prominence being in the background and in some cases, absent. Thus, I work with the hypothesis that this gap, present in the formation of the physical education course of the UFF can be something common to other degrees and is something that hinders the development of the work of the professional inserted in the school. In order to expose this reality, the present work carried out a field research with a professional that works in the Education of Youths and Adults to investigate the difficulties faced by the professionals that work in the EJA and to call attention to the need for a reformulation in the curriculum of the Course of Physical Education so that it can offer greater support with regard to working with Youth and Adult Education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial formation | - |
Título: dc.title | A importância da formação inicial para exercício do trabalho na EJA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: