Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hecksher, Suzana Dantas | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Elisabeth Flavia Roberta Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Ana Beatriz Caetano de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752397 | - |
Descrição: dc.description | Com a recente expansão da educação superior no Brasil, alguns sistemas de avaliação da qualidade do ensino foram desenvolvidos e tornaram-se importantes instrumentos de decisão para diferentes atores da sociedade, com destaque para estudantes, professores e profissionais de mercado. Nesse contexto, o presente estudo selecionou as avaliações do Ministério da Educação, da Folha de São Paulo e da Revista Guia do Estudante para analisar o desempenho do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense de Niterói. O objetivo dessa análise consiste em definir diretrizes que levem o curso a manter ou alcançar conceitos de excelência nos diferentes sistemas de avaliação, a fim de aumentar seu reconhecimento perante à sociedade e sua atratividade entre alunos e professores. A partir da compreensão dos indicadores e critérios utilizados pelos diferentes sistemas de avaliação, foi realizada uma análise do histórico dos resultados disponíveis para o curso da UFF entre 2008 e 2017 e um comparativo com benchmarks de outras instituições de ensino. Com isso, foi possível mapear pontos fortes no curso da UFF, como a composição do corpo docente, e identificar pontos fracos, como a percepção dos estudantes sobre infraestrutura e organização didático pedagógica, o que permitiu entender onde estão as oportunidade de melhoria para o curso tornar-se uma referência nacional | - |
Descrição: dc.description | Com a recente expansão da educação superior no Brasil, alguns sistemas de avaliação da qualidade do ensino foram desenvolvidos e tornaram-se importantes instrumentos de decisão para diferentes atores da sociedade, com destaque para estudantes, professores e profissionais de mercado. Nesse contexto, o presente estudo selecionou as avaliações do Ministério da Educação, da Folha de São Paulo e da Revista Guia do Estudante para analisar o desempenho do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense de Niterói. O objetivo dessa análise consiste em definir diretrizes que levem o curso a manter ou alcançar conceitos de excelência nos diferentes sistemas de avaliação, a fim de aumentar seu reconhecimento perante à sociedade e sua atratividade entre alunos e professores. A partir da compreensão dos indicadores e critérios utilizados pelos diferentes sistemas de avaliação, foi realizada uma análise do histórico dos resultados disponíveis para o curso da UFF entre 2008 e 2017 e um comparativo com benchmarks de outras instituições de ensino. Com isso, foi possível mapear pontos fortes no curso da UFF, como a composição do corpo docente, e identificar pontos fracos, como a percepção dos estudantes sobre infraestrutura e organização didático pedagógica, o que permitiu entender onde estão as oportunidade de melhoria para o curso tornar-se uma referência nacional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ranking de cursos | - |
Palavras-chave: dc.subject | CPC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | UFF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | University ranking | - |
Palavras-chave: dc.subject | CPC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial Engineering | - |
Título: dc.title | Projeto de melhoria do desempenho do curso de Engenharia de Produção (UFF-Niterói) em sistemas nacionais de avaliação de cursos de graduação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: