A Sala como etnografia; do artista como criação; popular como matéria prima: um estudo sobre uma política de cultura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de-
Autor(es): dc.contributorBitter, Daniel-
Autor(es): dc.contributorLima, Ricardo Gomes-
Autor(es): dc.creatorGripp, Maria Pierro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752389-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação visa analisar o programa federal Sala do Artista Popular (SAP), criado em 1983 e desenvolvido atualmente pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/IPHAN) com a proposta de divulgar e pesquisar as artes populares brasileiras. A partir de consulta aos acervos institucionais, de entrevistas com profissionais ligados ao tema e da etnografia do processo de confecção de uma das edições da SAP, este trabalho se conformou na perspectiva de compreender os circuitos e articulações que possibilitaram sua longevidade. E avaliou a trajetória dos indivíduos que participaram como artistas desse processo, elaborando reflexões baseadas na biografia de Francisco de Assis Marques, o Chiquinho da Sucata, que integrou o projeto nas edições 08 e 196.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation has the purpose of analyzing a federal program called Sala do Artista (Artist’s Room; SAP) created in 1983 and currently developed by the National Center of Folklore and Popular Culture (CNFCP/IPHAN), whose main objective is to research and disseminate Brazilian popular arts. In order to understand the circuits and articulations that rendered SAP’s longevity possible, this master’s project carried out research based on institutional collections, interviews with professionals related to the theme and the ethnography of the creation process of a SAP edition. Furthermore, the authors ought to ponder up on the trajectory of the individuals who participated as artists in this process, reflecting on the biography of Francisco de Assis Marques, Chiquinho da Sucata, who integrated the SAP’s in the 08 and 196 editions.-
Descrição: dc.description243 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSala do Artista Popular-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica cultural-
Palavras-chave: dc.subjectChiquinho da Sucata-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Brasil). Sala do Artista Popular-
Palavras-chave: dc.subjectSala do Artista Popular-
Palavras-chave: dc.subjectCultural Politics-
Palavras-chave: dc.subjectChiquinho da Sucata-
Título: dc.titleA Sala como etnografia; do artista como criação; popular como matéria prima: um estudo sobre uma política de cultura-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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