Um roteiro midiático para a pandemia do novo coronavírus

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Patrícia Ferreira Neves-
Autor(es): dc.contributorLeite, Luciana Paiva de Vilhena-
Autor(es): dc.contributorViegas, Ilana da Silva Rebello-
Autor(es): dc.creatorGomes, Luciana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25562-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752385-
Descrição: dc.descriptionEm março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara, oficialmente, a instauração de uma pandemia sem precedentes para este início de século XXI. Trata-se da crise pandêmica provocada pela expansão de um novo coronavírus, representante incontestável de perigo eminente à saúde pública. Face a esse cenário, observa-se uma grande mobilização das mídias em geral para a divulgação de informações sobre esta crise sanitária de proporções planetárias. Em vista disso, a população passa a estar exposta ao vírus e, também, a um bombardeiro diário de notícias acerca do tema, advindas de diversas fontes midiáticas – situadas tanto em ambiente impresso, quanto digital. Dentro desse contexto, a presente dissertação de mestrado assume o objetivo mais geral de identificar como é(são) ativado(s) e qual(is) é(são) o(s) imaginário(s) sociodiscursivo(s) que orienta(m) a construção desses roteiros narrativos sobre a doença planetária em capas de dois jornais de enorme circulação no Estado do Rio de Janeiro – O Globo e Extra. Para esse mapeamento, esta pesquisa traça, como objetivos mais específicos, tanto debruçar-se, em perspectiva microtextual, sobre recursos linguístico-discursivos que emergem de notícias de capa dos dois jornais, relativamente ao tema da pandemia, quanto voltar-se, em dimensão macrotextual, sobre o modo de organização estabelecido entre notícias de capa de cada periódico para a composição de uma roteirização narrativa da pandemia do novo coronavírus no período de março de 2020 a dezembro de 2021. Sob uma orientação metodológica de cunho qualitativo, esta pesquisa examina doze diferentes capas de cada jornal selecionado e as analisa com base nos níveis de construção de sentido – do situacional (contrato comunicativo do discurso midiático), passando pelo discursivo (modo de organização narrativo) até o semiolinguístico (operações de nomeação, qualificação, quantificação e ação), ancorados na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada pelo linguista francês Patrick Charaudeau. Além desse autor (2017a; 2017b; 2015a), a pesquisa se serve da teoria oriunda de Moscovici (2017) para o alcance dos imaginários sociodiscursivos orientadores das construções de sentido dentro do corpus analisado. Os resultados do estudo revelam que as roteirizações narrativas construídas por meio do discurso midiático, nos dois jornais em tela, calcadas em diferenciados recursos linguístico-discursivos, apontam para um imaginário sociodiscursivo de esvaziamento quanto à importância dada pela sociedade à pandemia em relação às orientações fornecidas pela Ciência. Com apoio nas evidências alcançadas, esta pesquisa pretende contribuir para uma reflexão acerca dos discursos que circulam socialmente acerca da pandemia do novo coronavírus no Brasil, visto que, frequentemente, orientam a forma de os sujeitos se posicionarem no mundo no contexto de sua (sobre)vivência.-
Descrição: dc.descriptionIn March 2020, the World Health Organization (WHO) officially declares the establishment of an unprecedented pandemic in the beginning of this XXI century. It refers to the pandemic crisis caused by the spreading of a new virus, which is without doubt, an undeniable danger to the public health. In such environment, it is observed a great mobilization of the media in general to disseminate information about this health crisis of planetary proportions. As a result, the population is exposed to the new virus along with a large amount of news about the subject, which comes from different media sources that are based on printed as well as on digital environment. In this context, this Master´s degree dissertation assumes as the most general objective to investigate how the construction of meaning regarding the subject of the new coronavirus pandemic is produced in the covers of two huge-circulated newspapers in the state of Rio de Janeiro – O Globo and Extra. For this mapping procedure, this research traces, as more specific objectives, to go into a micro textual perspective on the linguistic-discursive resource that emerges from the news of the two newspaper covers, related to the subject of the pandemic, moreover, to go into a macro textual dimension about the organization established between the news on the cover of each newspaper and the composition of the script which narrates the coronavirus pandemic between March 2020 and December 2021. Under a methodological orientation which was qualitative, this research examines twelve covers of each selected newspaper and analyses them basing on the levels of construction of meaning – from the situational (communicative contract of the media discourse), to the discursive (way of narrative organization), till the semiolinguistic (naming operations, qualification, quantification and action), anchored by the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis postulated by the French linguist Patrick Charaudeau. Besides this author (2017a; 2017b; 2015a) the research uses the theory from Moscovici (2017) to reach the imaginary sociodiscursive advisers of the buildings of meaning on the corpus analysed. The results of the study show that the script narratives built by means of the media discourse, in both newspapers on display, based on different linguistic discursive resource, point out a socio discourse imaginary of emptiness in relation to the importance given by the society to the pandemic in relation to the orientation given by Science. With the support of these evidence, this research intends to contribute to a reflection about the speeches that circulate socially about the pandemic of the new coronavirus in Brazil, since, very often, they guide the way people take a stand in the world in the context of their survival, their experience-
Descrição: dc.description429 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso midiático em capas de jornal-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos linguístico-discursivos-
Palavras-chave: dc.subjectRoteirização narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário sociodiscursivo-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso jornalístico-
Palavras-chave: dc.subjectJornal-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectMedia discourse on the covers of newspapers-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic-discursive resource-
Palavras-chave: dc.subjectScripting Narrative-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-discursive imaginary-
Título: dc.titleUm roteiro midiático para a pandemia do novo coronavírus-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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