Do sigma ao sigma: entre a anta, a águia, o leão e o galo : a construção de memórias integralistas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorMotta, Márcia Menendes-
Autor(es): dc.contributorGrinberg , Lúcia-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Maria Paula Nascimento de-
Autor(es): dc.contributorBertonha, Fábio-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Márcia Regina da Silva Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752382-
Descrição: dc.descriptionEsta tese dedica-se a analisar a construção de memórias integralistas produzidas por aqueles que se consideram depositários do direito de mantê-las presentes na História e que procuram demonstrar a importância da Ação Integralista Brasileira como movimento políticosocial de massa da década de 1930. Entendendo que as idéias integralistas, em determinados momentos da história do Brasil, são consideradas base para projetos de organização partidária, propõe-se a composição de uma periodização a partir do lançamento do Manifesto de Outubro de 1932. Nestes períodos, pelos quais atravessa a memória do integralismo, percebe-se a tentativa de continuidade do movimento como organização política capaz de, ao resgatar e manter as idéias e propostas fundadoras da AIB, torná-las parâmetros para intervenção na vida pública nacional no atual século e para o futuro.Para esta análise utilizo-me principalmente da metodologia da História Oral que permite a produção das fontes no contato direto e pessoal entre historiador e o depoente, tornando-o co-produtor do conhecimento. Neste caso, com a militância da década de 1930 à atual. A observação de campo, feita a partir do comparecimento às reuniões e eventos comemorativos durante uma década de pesquisa, contribuiu para a apreensão do movimento no seu interior organizativo e, desta forma, entendê-lo como espaços de disputas do que é considerado significativo para os integralistas: o respeito, a observação e a interpretação das verdades doutrinárias que compõem a memória que querem preservar. Para embasar meu trabalho de análise, busco, primordialmente, apreender a constituição do movimento, sua história e as características sócio-culturais a partir, principalmente, das perspectivas de Antonio Gramsci e Mikhail Bakhtin. Estes demonstram que a produção de idéias não escapa às múltiplas determinações contextuais e conjunturais de quaisquer tempos e que os homens produzem a História no constante diálogo com os outros homens, ainda que se busque resgatar no passado as suas origens e utopias.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyze the construction of Integralist memories produced by those that consider themselves as depositaries of the right to keep them present in History and try to demonstrate the importance of Brazilian Integralist Action as a mass movement of the decade of 1930. Understanding that the Integralist ideas, in determined moments of the Brazilian history, are considered basis for projects of organization of political parties, the thesis proposes the composition of a periodization, in which the defenders of the movement make the rescue of the memory of the founding period, the Manifest of October of 1932, relevant. In these periods, through which crosses the memory of Integralism, it is noticed the attempt of continuity of the movement as a political organization, when rescuing and keeping the ideas and the founding proposals of AIB, able to make them parameters for intervention in the national public life in the current century and for the future. For this analysis, I mainly make use of the methodology of Oral History that allows the production of sources in the direct and personal contact between historian and the deponent, making him co-producer of the knowledge. In this case, with militancy from the decade of 1930 to the current one. The field observation, made out of the attendance to the meetings and commemorative events for one decade of research, contributed for the apprehension of the movement in its organizing interior and, this way, understanding it as space of disputes of what is considered significant for the Integralists: respect, observation and interpretation of the doctrinal truths that compose the memory they want to preserve. To base my analysis work, I primordially search to apprehend the constitution of the movement, its history and the socio-cultural characteristics, principally from the perspectives of Antonio Gramsci and Mikhail Bakhtin. They demonstrate that the production of ideas does not escape from the multiple contextual and conjunctural determination of any time and that men produce History in constant dialogue with other men, although they search to rescue in the past their origins and utopias.-
Descrição: dc.description424 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIntegralismo-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Brasil-
Título: dc.titleDo sigma ao sigma: entre a anta, a águia, o leão e o galo : a construção de memórias integralistas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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