Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bruno, Ruth | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cassiano Filho, Cary | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Junior, Rodrigo Torquato da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6305 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752381 | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, estudos na área da educação nos têm mostrado que o ensino de física nas escolas brasileiras está longe do ideal. Muitos estudiosos têm pensado nesse problema e muitas são as razões para que esta situação persista por tanto tempo. Em nossa perspectiva, utilizar o cotidiano do estudante para discutir os conteúdos previstos nos documentos oficiais é uma ótima forma para reverter esse quadro e tornar o processo de ensino aprendizagem bem-sucedido. É com esse pensamento que estruturamos as atividades propostas neste trabalho, consolidadas na vivência do aluno, que atua como protagonista desse processo e para quem é direcionado nosso olhar. No desenvolvimento das atividades buscamos selecionar temas que propiciem discussões sociais relacionadas com os conteúdos de física. Com atividades organizadas dessa forma, valorizando a ação e a voz do estudante, procuramos desenvolver o pensamento crítico no aluno e formar um cidadão ativo na sociedade, plenamente apto a tomar decisões e compreender assuntos relacionados à ciência e tecnologia que envolvem o seu cotidiano. Descrevemos detalhadamente quatro propostas de aula construídas com essa perspectiva. Duas delas sobre eletricidade, uma de ondas eletromagnéticas e uma de dilatação térmica. Sobre este último tema desenvolvemos uma atividade prática, cujas etapas, desde a construção do kit experimental até à execução e análise do experimento, foram minuciosamente descritas. Por fim, apresentamos um projeto interdisciplinar para ser trabalhado ao longo de um bimestre, desenvolvendo os conteúdos de hidrostática e hidrodinâmica. Não tivemos a pretensão de construir um manual com aulas prontas para a utilização do professor. Nosso objetivo é mostrar, de forma clara, como chegamos às atividades propostas, para que aquele professor que se interesse pelo trabalho, tenha a independência para elaborar suas aulas, adequando-as à realidade de suas próprias escolas | - |
Descrição: dc.description | In recent years, studies in education have shown us that the physics education in Brazilian schools is far from ideal. Many scholars have been thinking about this problem and there are many reasons why this situation persists for so long. In our point of view, using the everyday life of the student to discuss the contents specified in official documents is a good way to reverse this situation. It is with this thought that we structured the activities proposed in this paper, emphasizing the role of the students, who act as the protagonists of the process of learning and to whom it is directed our attention. In our activities we have selected themes that provide social discussions related to physics content. With activities organized that way, we seek to form an active citizen in society, fully able to make decisions and understand issues related to science and technology involving his everyday life. We describe in detail four proposed classes. Two of them are about electricity, one is about electromagnetic waves and one is about thermal expansion. On this last theme we developed a practical activity, which steps, since the construction of the experimental kit to execution and analysis of the experiment, were minutely described. Finally, we present an interdisciplinary project to be worked over a two month period, developing contents of hydrostatic and hydro dynamics. We did not have the intention of building a manual with ready-to -use teacher's lessons. Our goal is to show, clearly, how we got to the proposed activities, so that teacher who is interested in this work, has the independence to develop his lessons, adapting them to the reality of their own schools | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física do cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física no cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | STSE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Everyday physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching physics | - |
Título: dc.title | A física no dia a dia: um olhar investigativo para o cotidiano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: