Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Klinger, Diana | - |
Autor(es): dc.contributor | Klinger, Diana | - |
Autor(es): dc.contributor | Farinaccio, Pascoal | - |
Autor(es): dc.contributor | Versiani, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Claudia Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752379 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo discute as contribuições deixadas por Paulo Barreto enquanto cronista das duas primeiras décadas do século XX. Em meio a tantas críticas e/ou elogios, Paulo Barreto apresentava os indivíduos comuns e o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro como assunto para suas crônicas. Tendo em João do Rio seu pseudônimo mais famoso, Paulo Barreto adotou as máscaras do flâneur e do dândi para transitar pelas ruas cariocas a fim de captar e registrar suas impressões sobre o observado. Era através do flâneur e do dândi que João do Rio visitava as diferentes camadas sociais do Rio de Janeiro, indo dos morros da cidade aos espaços nobres frequentados pela elite como a Confeitaria Colombo e tantos outros lugares. Com isto, autores como Antonio Candido, Renato Cordeiro Gomes se farão necessários para tratar das críticas e dos elogios como também da presença de pseudônimos, disfarces ou máscaras em João do Rio. Ao registrar suas impressões sobre as consequências oriundas do Projeto “bota-baixo” de Pereira Passos, tal cronista deixava uma memória, ou melhor, um determinado ponto de vista da cidade carioca em seus textos. Neste estudo, a memória é apresentada como um processo de construção social que não deve ser entendida como uma verdade absoluta. Cabe ressaltar que, uma reflexão acerca do conceito de memória será empreendida de acordo com Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Michael Pollak e demais. E mais, o interesse de João do Rio em inovar sua escrita a partir da associação entre jornalismo e literatura terá destaque segundo Antonio Edmilson Martins Rodrigues e outros. Em suas crônicas, João do Rio incorporava características provenientes do jornalismo como o questionamento de fontes. Além disso, a relação entre o jornalismo e a literatura também fará parte deste estudo a partir de Cristiane Costa | - |
Descrição: dc.description | The present study discusses Paulo Barreto’s contribution as a chronicler in the first two decades of the twentieth century. Among various critics as well as compliments, Paulo Barreto presented ordinary people and the routine of the city of Rio de Janeiro as a topic for his chronics. Being João do Rio his most famous pseudonym, Paulo Barreto adopted the masks of the flâneur and the dandy to move through the streets of Rio in order to capture and register his impressions about what he had observed. It was through the flâneur and the dandy that João do Rio visited the different social classes of Rio de Janeiro, going from the hills of the city, where the poorest people dwelled, to the noble spaces frequented by the elite such as the Confeitaria Colombo (Confectionary Colombo) among many others. Thus, authors such as Antonio Candido, Renato Cordeiro Gomes among others will be necessary in order to deal with the criticisms and the compliments, pseudonyms and disguises or masks in João do Rio. By registering his impressions about the project known as bota-abaixo (pull down) from the former Rio’s mayor Pereira Passos, the chronicler left a memory, i.e., a specific point of view about the Carioca’s city in his texts. In this study, memory is presented as a process of social construction which must not be understood as an absolute truth. It is also important to highlight that a discussion about the concept of memory will be undertaken according to Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Michael Pollak, and others. Moreover, João do Rio’s interest in innovating his writing style by associating journalism and literature will also be discussed in conformity with Antonio Edmilson Martins Rodrigues and other authors. In his chronicles, João do Rio incorporated characteristics originated in journalism as the questioning of sources. Besides, the relation between journalism and literature will be part of this study from the point of view of Cristiane Costa | - |
Descrição: dc.description | 225 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | João do Rio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | João, do Rio 1881-1921 crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônica brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | João do Rio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chronic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Journalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Título: dc.title | João do Rio e as ruas do Rio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: