Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Cristiana-
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.contributorWill, Sharon Varjão-
Autor(es): dc.creatorPereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752378-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo pesquisar os desafios da inclusão escolar de alunos autistas em classes de Educação Infantil, trazendo uma discussão teórica com questões acerca da participação desses alunos na construção dos caminhos pedagógicos e ações educativas nas escolas, perpassando por diversos fatores que influenciam o processo de inclusão escolar. Fatores como: o conhecimento a respeito do autismo, a constituição da criança com autismo enquanto sujeito, as dificuldades de interação social e comunicação, a legislação vigente e as garantias que ela traz aos autistas, as barreiras encontradas pelos docentes, desde a sua formação, e os processos de elaboração do planejamento e prática pedagógica, entre outros. Foi realizada pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias e posterior análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões discutidas-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to research the challenges of school inclusion of students with autism in Preschool Education, and develop a theoric discussion to questions about the participation of these students in the construction of pedagogical paths and educational actions in schools, through various factors that influence the process of school inclusion. Factors such as the following: knowledge about autism, the constitution of the child with autism as an individual, the difficulties of social interaction and communication, the current legislation and guarantees to autism children, the obstacles encountered by teachers since their graduation, and the elaboration process of planning and pedagogical practice, among others. The field study was carry out on the application of semi-instructed interviews at the local schools of Duque de Caxias County, having their topics further analyzed, which made it possible to extend the study and illustrate the questions discussed-
Descrição: dc.description98 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectPreschool Education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practice-
Palavras-chave: dc.subjectPsychology-
Título: dc.titleInclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.