Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Rodrigo de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Raquel Brum Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Fabrício Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Mayara de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14505 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752343 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia tem como objetivo analisar a construção da subjetividade neoliberal dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel Pereira Gonçalves, localizado em Farol de São Thomé um distrito do município de Campos dos Goytacazes. Por meio de questionários semiabertos e entrevistas semi estruturadas com duas turmas de anos distintos, busquei entre os discentes fatores que indicassem a internalização das normas neoliberais, as quais foram identificadas com facilidade desde meus primeiros contatos com o campo. Esses jovens demonstram terem internalizado fortemente certos fatores como o esforço próprio e a persistência e, ao longo do trabalho, procuro identificar, principalmente por meio das entrevistas, em que medida essa subjetividade neoliberal os atinge e reflete sobre suas aspirações futuras | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to analyze the construction of the neoliberal subjectivity of the high school students of the Manoel Pereira Gonçalves State College, located in Farol de São Thomé, a district of Campos dos Goytacazes city. Through semi-open questionnaires and semi-structured interviews with two groups of different years, I searched among the students for factors that indicated the internalization of neoliberal norms, which were easily identified from my first contact with the field. These young people demonstrate that they have strongly internalized certain factors such as their own effort and persistence and, throughout the work, I try to identify, mainly through interviews, the extent to which this neoliberal subjectivity affects them and reflects on their future aspirations | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade neoliberal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Farol de São Tomé (Campos dos Goytacazes, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberal subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | - |
Título: dc.title | Uma análise da construção da subjetividade neoliberal entre os discentes do Colégio Estadual Manoel Pereira Gonçalves | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: