A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCirqueira, Diogo Marçal-
Autor(es): dc.contributorJuliasz, Paula Cristiane Strina-
Autor(es): dc.creatorHorta, Anna Beatriz Freitas Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752340-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia busca realizar uma discussão sobre os sentidos da Cartografia Oficial e da Cartografia Crítica a fim de realizar uma articulação dialógica entre a Cartografia Social e a Cartografia Escolar. Desta forma, investigam-se as possibilidades da Cartografia Social (considerada uma Cartografia Crítica) como uma ferramenta metodológica para o Ensino de Geografia, pois, permite trabalhar os conteúdos e conceitos da Geografia a partir da vivência dos alunos. Ademais, com essa ferramenta metodológica, por meio do PIBID com os discentes da Escola Municipal Alexina Lowndes, foi realizada uma experiência pedagógica a partir da discussão sobre o conceito de violência. Utilizando os dados do ISP (RJ) de Angra dos Reis (RJ) foi produzida uma cartografia social sobre a violência no município de Angrense cujos discentes foram os protagonistas centrais. A partir dessa experiência, pode-se constatar que a Cartografia Social é uma ferramenta metodológica profícua para o ensino de Geografia e para a formação dos alunos cidadãos, pois a mesma permite valorizar as experiências e vozes dos mesmos.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph seeks to discuss the meanings of Official Cartography and Critical Cartography in order to establish a dialogic articulation between Social Cartography and School Cartography. In this way, it is investigated the possibilities of Social Cartography (considered a Critical Cartography) as a methodological tool for the Teaching of Geography, as it allows to work the contents and concepts of Geography from the students' experience. In addition, with this methodological tool, through PIBID with the students of the Alexina Lowndes Municipal School, a pedagogical experience was carried out from the discussion on the concept of violence. Data from the ISP (RJ) of Angra os Reis (RJ) was produced a social cartography about violence in the municipality of Angrense Central Disc using the protagonists were the protagonists. From this, we can see that Social Cartography is a useful methodological tool for the teaching of Geography and for the formation of students, as it allows the same evaluation as their experiences and voices.-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia Social-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Cartography-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Cartography-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Título: dc.titleA cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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