Proposta de ensino em supercondutores para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Lindolff Thadeu-
Autor(es): dc.contributorNunes, Wallace de Castro-
Autor(es): dc.creatorMalta, Diogo Luiz Alcantara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752330-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho será apresentada uma forma de mostrar para alunos do ensino médio o fenômeno da supercondutividade. Este tema seria bastante interessante para ser mostrado em sala de aula, porém muito complicada a realização desta experiência, já que envolve problemas como, por exemplo, armazenamento do nitrogênio líquido. Para esta demonstração optamos pela realização de um filme demonstrando todos os aspectos deste fenômeno, desde a descrição histórica até a demonstração de como construir uma pastilha supercondutora e uma aplicação prática como trilho magnético. Além de explorar esta sofisticada tecnologia, também foi demostrado aqui que existe uma vasta interdisciplinaridade de alguns conceitos de química, matemática e a física para a aprendizagem dos alunos de ensino médio. Este vídeo estará disponível online e publicamente-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionIn this work we will present a way to show the high-school students the phenomenon of superconductivity. This topic would be interesting enough to be shown in the classroom, however very complicated the realization of this experience, since it involves problems such as storage of liquid nitrogen. For this demonstration we chose to make a film demonstrating all aspects of this phenomenon, from the historical description to the demonstration of how to build a superconducting tablet and a practical application as a magnetic rail. In addition to exploring this sophisticated technology, it has also been demonstrated here that there is a vast interdisciplinarity of some concepts of chemistry, mathematics, and physics for the learning of high school students. This video will be available online and publicly-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectSupercondutores-
Palavras-chave: dc.subjectMagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectLevitação-
Palavras-chave: dc.subjectProposta-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectMagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectSupercondutividade-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectSuperconductors-
Palavras-chave: dc.subjectMagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectLevitation-
Palavras-chave: dc.subjectProposal-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental-
Título: dc.titleProposta de ensino em supercondutores para o ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.