O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jaime Souza de-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Lígia Valente de Sá-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jeane Cristina de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0356575449450403-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1077117608574907-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0319858204930594-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Rogério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22397-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752316-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez de publicações voltadas para o aluno surdo, foi elaborado um material educacional para investigar os conceitos fundamentais do tema eletricidade focado para turmas regulares do terceiro ano do ensino médio. Considerando que os intérpretes são uma peça fundamental na tradução adequada do português para a Libras, as atividades iniciais da sequência de ensino presentes nesta proposta privilegiam a participação deles na precisão da tradução dos sinais empregados dos termos técnicos associados ao estudo dos fenômenos elétricos, uma vez que conceitos mais abstratos são construídos a partir daqueles mais essenciais. Das várias abordagens de ensino disponíveis, a dinâmica dos três momentos pedagógicos, desenvolvida originalmente por Delizoicov e Angotti, mostrou-se apropriada como referencial teórico a ser adotado para nortear as atividades que compõem o produto educacional. Através dos recursos interativos do hipervídeo presentes no material elaborado, é possível acessar todas as atividades diretamente nos navegadores de internet, sejam nos computadores, sejam em smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros e incentiva o uso consciente de energia elétrica residencial-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study is to develop a didactic sequence under an inclusive perspective toward deaf students, in order to be explored by physics teachers, fluent or not in Libras. From the lack of didactic materials for the deaf, it was made one which investigates the fundamental concepts about electricity for the high school 3rd grade students. Considering the Libras interpreters as an essential part in the suitable translation of the subjects studied, the initial activities of the didactic sequence privilege the accurate transmission of technical terms of the signs used in electrical phenomena, once the most abstract concepts are built from those essential ones. From the several available learning approaches, the dynamic of three pedagogical moments, developed originally by Delizoicov and Angotti, showed itself appropriated as a theorical reference to be adopted in this proposal. Through the use of interactive resources in the hipervideo, it is possible to access the educational material directly on browsers, either on the computers, or on the smartphones or tablets, without the need of additional software installation. The educational product, based on the studies accomplished in this work, consists of five meetings as well as it supports the conscious use of residential electrical energy-
Descrição: dc.description140f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElectricity-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectDeafness-
Título: dc.titleO ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos-
Título: dc.titleThe teaching of electricity through the dynamics of the three pedagogical moments: a proposal for inclusion of deaf students-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.