Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Adriana Barbosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Isabela Lemos da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Paolla Santos do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752315 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de alfabetização engendradas pelo Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII) no período da pandemia da COVID-19. A pesquisa utilizou análise bibliográfica e dialogou com profissionais que atuam neste Centro de Referência, localizado no município de Itaboraí/RJ. A educação destinada a jovens, adultos e idosos é um campo de disputas e seus desafios diante do cenário brasileiro é marcado por lutas constantes para assegurar o direito à educação para os trabalhadores alijados da escola formal na idade considerada socialmente correta. Esses desafios foram agravados durante o período pandêmico, uma vez que o público-alvo da EJA é composto pela parcela da população que mais sofreu durante este período, por integrar as frações mais subalternizadas da classe trabalhadora. O CREMII atua com um público específico de idosos, o que tornou o trabalho ainda mais difícil durante a pandemia da COVID-19. Os resultados da pesquisa nos mostraram que, durante o período pandêmico, o CREMII enfrentou diversas dificuldades para manter o contato e desenvolver atividades pedagógicas com os alunos. Além disso, houve pouca orientação e apoio da gestão central para a elaboração de políticas de alfabetização que atendessem de fato as especificidades dos idosos durante este período. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to analyze the literacy policies created by Centro de Referência de Educação Municipal de Idoso de Itaboraí (CREMII) during the period of the COVID19 pandemic. The research used bibliographic analysis and spoke with professionals who work at the Centro de Referência, located in the city of Itaboraí/RJ. Education for young people, adults and the elderly is a field of dispute and its challenges in the Brazilian scenario are marked by constant struggles to ensure the right to education for workers excluded from formal schooling at the age considered socially correct. These challenges were aggravated during the pandemic period, since EJA's target people are made up of the portion of the population that suffered most during this period, as they are part of the most subordinated fractions of the working class. CREMII works with a specific community of elderly people, which made the work even more difficult during the COVID-19 pandemic. The research results showed us that, during the pandemic period, CREMII faced several difficulties in maintaining contact and developing pedagogical activities with students. Also, there was little guidance and support from central management for the development of literacy policies that actually met the specificities of the elderly during this period. | - |
Descrição: dc.description | 88 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | CREMII | - |
Palavras-chave: dc.subject | Itaboraí | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Itaboraí (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly | - |
Palavras-chave: dc.subject | CREMII | - |
Palavras-chave: dc.subject | Itaboraí | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Título: dc.title | Políticas de Alfabetização implementadas pelo Centro de Referência Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII) no Período da Pandemia da Covid-19 (2020-2021) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: