Tecnologia e Direito: a importância da reforma curricular para o adequado ensino jurídico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalcastel, Márcia Bataglin-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Gabriela de Cássia Moreira Abreu-
Autor(es): dc.contributorKremer, Bianca-
Autor(es): dc.contributorSilva, Anna Carolina Pinheiro da Costa-
Autor(es): dc.creatorReis, Carlos Cesar Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15553-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752310-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar, por meio de direito à explicação previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, se o ensino jurídico ofertado aos bacharelandos de Direito é suficiente para que os futuros profissionais consigam exercer a função social do advogado perante os novos desafios da carreira, advindos das novas dinâmica sociais. Para tanto, em um primeiro momento, descreve-se o contexto histórico da Quarta Revolução Industrial, culminando o aumento do uso de algoritmos para tomada de decisões no cotidiano. Como metodologia de pesquisa, associou-se revisão bibliográfica, análises legislativas e trabalho de campo, realizado através de questionário direcionado aos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, objetivando mapear as suas opiniões sobre a grade curricular do seu curso.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to analyze, through the right to the explanation provided in the General Law of Protection of Personal Data, whether the legal education offered to baccalauréans of law is enough for future professionals to be able to exercise the social function of the lawyer in the new challenges arising from the new social dynamics. Therefore, firstly describe the historical context of the Fourth Industrial Revolution, culminating in the increasing use of algorithms for decision-making in everyday life. As a research methodology, a bibliographical review, legislative analysis and field work was carried out through a questionnaire directed to the students of the Faculty of Law of Universidade Federal Fluminense, aiming at mapping their opinions about the curriculum of their course.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino jurídico-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectQuarta Revolução Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmos-
Palavras-chave: dc.subjectDecisões automatizadas-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à explicação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino jurídico-
Palavras-chave: dc.subjectLegal teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFourth Industrial Revolution-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorithms-
Palavras-chave: dc.subjectAutomated decisions-
Palavras-chave: dc.subjectRight to explanation-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Título: dc.titleTecnologia e Direito: a importância da reforma curricular para o adequado ensino jurídico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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