Discurso, Netflix e Twitter: o processo de subjetivação de empresas em redes sociais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEsteves, Phellipe Marcel da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Juliana da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Silmara Dela-
Autor(es): dc.contributorAdorno, Guilherme-
Autor(es): dc.creatorEstrela, Rebeca Leite de Souza Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752304-
Descrição: dc.descriptionSob o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso Materialista, a presente pesquisa objetiva compreender os processos de subjetivação das empresas em redes sociais, pensando, também, nas condições de produção do discurso em espaços enunciativos informatizados. A proposta principal é analisar a produção e circulação dos sentidos evocados pelas publicações do serviço de streaming Netflix no Twitter e como estes modos de dizer contribuem para a construção da posição-sujeito Netflix em redes sociais. Considerando, conforme Pêcheux (1969,p.143), que há um processo histórico de produção de sentidos no qual o sentido vai se construindo na história, temos que os discursos estão envoltos por e existem a partir das relações de produção de uma formação social. Em determinadas condições de produção, alguns sentidos produzem efeitos de verdade que são perpetuados e produzidos através de rituais sociais. Nesse sentido, entende-se que o discurso existe em relação a, de tal modo que os sentidos são produzidos compreendendo os sujeitos e a situação (ORLANDI, 2005, p.30). Assim, o discurso não existe como elemento isolado, está, na verdade, inserido em um processo discursivo. Desse modo, nota-se que os sujeitos do discurso, de forma inconsciente, mobilizam imagens de si e do outro. Esse mecanismo produz imagens dos sujeitos, assim como do objeto do discurso, dentro de uma conjuntura sócio histórica. Refletindo sobre esse jogo de imagens a partir de uma perspectiva discursiva, teorizou-se que há um mecanismo discursivo em funcionamento que permite uma indistinção entre as posições sujeitos em espaços enunciativos informatizados, sobretudo o Twiter, subjetivando empresas como a Netflix, construindo, ainda, um efeito de intimidade entre os sujeitos envolvidos. Ainda, esta pesquisa observa o jogo de significações presente no fazer publicitário contemporâneo no Twitter, a fim de compreender o que permite que empresas se subjetivem.-
Descrição: dc.descriptionUnder the theoretical-methodological contribution of the Materialistic Discourse Analysis, this research intends to understand the subjectification processes of companies in social media, also considering the conditions of discourse production in computerized enunciative spaces. The main goal is to analyze the production and circulation of the meanings evoked by the publications of the streaming service Netflix on Twitter and how these "ways of saying" contribute to a construction of the subject-position Netflix on social media. Considering that, according to Pêcheux (1969,p.143), there is a historical process of meaning production in which the meaning is constructed in history, we conclude that the speeches are wrapped in the production relations of a social formation and exist by these same relations. In certain production conditions, some meanings produce truth effects that are perpetuated and produced through social rituals. In that regard, it is considered that the discourse exists "in relation to", in a way that the meanings are produced including the subjects and the situation (ORLANDI, 2005, p.30). Thus, the discourse does not exist as an isolated element, but in fact, set in a discursive process. Therefore, the discourse subjects mobilize, in an unconscious way, images of self and others. This mechanism produces subject images, as well as discourse object images, in a social-historical conjuncture. Reflecting over this images game through a discursive perspective, it is theorized that there is a discursive mechanism functioning to allow an indistinction between the subject-positions in computerized enunciative spaces, especially Twitter, subjectivating companies like Netflix, building an intimacy effect between the involved subjects. Also, this research observes the game of meanings present in the contemporary advertising procedure on Twitter to comprehend what allows these companies to subjectivate themselves.-
Descrição: dc.description93 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectNetflix-
Palavras-chave: dc.subjectTwitter-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectNetflix-
Palavras-chave: dc.subjectTwitter-
Palavras-chave: dc.subjectSubject-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse-
Título: dc.titleDiscurso, Netflix e Twitter: o processo de subjetivação de empresas em redes sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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