Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mariani, Bethania Sampaio Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Romão, Lucilia Maria Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Maluf- Souza, Olimpia | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Vanise | - |
Autor(es): dc.creator | Carnevale, Ana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752300 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese se propõe a estudar o silêncio e o real na constituição do sujeito. Partindo de uma abordagem da Análise de Discurso de linha francesa, tendo como precursor Michel Pêcheux, que nos fala de um sujeito histórico-ideológico atravessado pelo inconsciente. A partir disto, trazemos também outro campo teórico para diálogo, qual seja, a psicanálise segundo Jacques Lacan. Partimos de dois textos iniciais para articularmos nosso pensamento sobre a constituição do sujeito. As Formas do Silêncio no Movimento dos Sentidos, de Eni Orlandi (1995) e Silêncio em Psicanálise de Juan-David Nasio (1989). Outros textos foram fundamentais para a construção teórica sobre o silêncio, o real e o sujeito, temas centrais em nossa tese. A partir de um questionário, elaborado por nós, trazemos entrevistas realizadas em centro médico, com gestantes que falam de seus bebês que ainda não nasceram. Com base nos textos desses sujeitos em posição gestante, fizemos recortes dos mesmos para nossas análises, o que nos possibilitou melhor circunscrever o tema proposto. Assim, pelo viés de dois campos teóricos distintos, mas que se permitem dialogar inscrevemos nosso pensamento. E o sujeito histórico-ideológico atravessado pelo inconsciente se marca e se constitui nas instâncias do silêncio, do real e dos significantes. É o Outro, tomado aqui pelo viés da psicanálise, que transmite os significantes e o silêncio que possibilitarão que o outro advenha como sujeito | - |
Descrição: dc.description | Cette thèse se propose à étudier le silence et le réel dans la constitution du sujet. Dans l’approche de l’Analyse du Discours française, en ayant comme précurseur Michel Pêcheux, qui nous parle d’un sujet historique-idéologique traversé par l’inconscient. À partir de cela, nous apportons pour ce dialogue un autre champ théorique, c’est-à-dire la psicanalise selon Jacques Lacan. Nous partons de deux textes innitiels pour articuler notre conception sur la constitution du sujet. As formas do silêncio no movimento dos sentidos, de Eni Orlandi (1995) e Silêncio em Psicanálise de Juan-David Nasio (1989). D’autres textes ont été importants pour la construction théorique sur le silence, le réel et le sujet, noyaux de cette thèse. À partir d’un questionnaire que nous avons élaboré, nous apportons des entretiens réalisés dans un hôpital, avec des femmes enceintes qui parlent de leurs bébés qui ne sont pas encore nés. Basés sur les textes de ces sujets en position enceinte, nous les avons découpés pour nos analyses, ce qui nous a permis une meilleure circonscription du thème proposé. Ainsi, par le biais de deux champs théorique distincts, qui se permettent un dialogue pourtant, nous inscrivons notre pensée. Et le sujet historique traversé par l’inconscient se marque et se constitue dans les instances du silence, du réel et des signifiants. C’est l’Autre, compris par le biais de la psychanalyse, qui transmet les signifiants et le silence qui permettront que l’autre se constitue comme sujet | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silêncio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Real | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sujeito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transmissão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desejo e análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sujeito (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desejo (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silêncio na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Réel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sujet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transmission | - |
Palavras-chave: dc.subject | Désir et analyse du discours | - |
Título: dc.title | Queridos... espero que esta vos encontre todos bem de saúde: o silêncio e o real na constituição do sujeito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: