O processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Valter Lúcio de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Lucas-
Autor(es): dc.contributorPiaia, Victor-
Autor(es): dc.creatorSantos, Carlos Eduardo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9645-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752281-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia buscou analisar a representação social sobre o rural manifestada por professores e estudantes da Escola Agrotécnica José Soares Júnior de Itaboraí-RJ ameaçada de fechamento. O contexto de implantação e crise recente do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) produziu efeitos na forma como o rural vem sendo representado por diferentes atores de Itaboraí. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes observou-se que o rural é representado como lugar de encontro com a natureza e de melhor qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, fonte potencial de inserção profissional. Algumas manifestações consolidam a ideia de que o rural é sinônimo de agrícola e está associado ao atraso enquanto o urbano está associado ao industrial e ao moderno e expressam a contradição de sustentar a manutenção de uma escola agrícola frente à representação dominante de que a existência e desenvolvimento de um implica no desaparecimento do outro. Mas, se, por um lado, este grande empreendimento gerou uma grande expectativa na população local e fez o poder público e privado alterar fortemente o ordenamento territorial da região afetada e as estratégias de desenvolvimento do município apagando o rural como possibilidade de desenvolvimento, por outro lado, a sua crise fez com que o rural fosse recolocado no foco das estratégias do poder público e da população local produzindo novas expectativas e possibilidades relacionadas à escola agrotécnica-
Descrição: dc.descriptionThis monograph sought to analyze the social representation on the rural manifested by teachers and students of the Agro-technical School José Soares Júnior de Itaboraí-RJ threatened with closure. The context of recent implementation and crisis of the COMPERJ (Rio de Janeiro Petrochemical Complex) has had effects in the way the rural has been represented by different actors from Itaboraí. Based on interviews with teachers and students, it was observed that the rural is represented as a place of encounter with nature and a better quality of life, but at the same time, a potential source of professional insertion. Some manifestations consolidate the idea that rural is synonymous with agriculture and is associated with backwardness while the urban is associated with the industrial and the modern and express the contradiction of sustaining the maintenance of an agricultural school against the dominant representation that the existence and development one implies the disappearance of the other. But if, on the one hand, this large enterprise generated a great expectation in the local population and made the public and private power strongly change the territorial order of the affected region and the development strategies of the municipality erasing the rural as a possibility of development, on the other On the other hand, its crisis has made the rural one to be put back in the focus of the strategies of the public power and of the local population producing new expectations and possibilities related to the agrotechnical school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCOMPERJ-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Agrotécnica-
Palavras-chave: dc.subjectJosé Soares Júnior-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectRelação rural e urbano-
Palavras-chave: dc.subjectItaboraí-RJ-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectItaboraí (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEscola agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectZona rural-
Palavras-chave: dc.subjectCOMPERJ-
Palavras-chave: dc.subjectAgro-technical-
Palavras-chave: dc.subjectSchool José Soares Júnior-
Palavras-chave: dc.subjectSocial representation-
Palavras-chave: dc.subjectRural and urban relation-
Palavras-chave: dc.subjectItaboraí-RJ-
Título: dc.titleO processo de urbanização de Itaboraí-RJ e a representação social do rural entre professores e alunos de uma escola técnica de formação agrícola-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.