Análise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeiriño, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorFrança, Sergio Luiz Braga-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Marlene Jesus Soares-
Autor(es): dc.creatorSilva, Frederico Martino Simonini da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9159-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.92720749672-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752276-
Descrição: dc.descriptionAs instituições de ensino superior possuem características particulares e especiais que as tornam organizações complexas. Inseridas em um cenário heterogêneo e de acirrada competição, ao definir estratégias de gestão, as Instituições de Ensino Superior (IES), em especial as particulares, precisam estar cada vez mais conscientes da relevância da aplicação de todos os critérios inerentes a qualquer empresa que busca qualidade. Neste sentido, as IES que desprezarem os modernos princípios gerenciais poderão estar fadadas ao insucesso. Desta forma, a presente pesquisa aborda os Fundamentos da Gestão para a Excelência preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como instrumento viável para a obtenção de uma educação calcada na excelência. Utilizando-se do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), analisado à luz do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e com o auxílio do Instrumento de Avaliação da Maturidade, ambos preconizados pela FNQ, o presente trabalho intenta identificar os aspectos mais críticos concernentes à gestão da organização, além de propor ações de melhoria para atender os parâmetros estabelecidos no MEG e verificar o nível de maturidade da instituição frente ao modelo de gestão proposto pela FNQ. No que concerne aos procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa bibliográfica, documental e participante. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas em campo. Em relação à natureza dos dados, a pesquisa é qualitativa. Quanto aos resultados obtidos, pode-se afirmar que na instituição estudada há práticas administrativas de gestão alinhadas a algum fundamento para excelência preconizado pela FNQ. Observou-se a preocupação dos gestores da IES em profissionalizar cada vez mais a administração da instituição através de padrões normativos, gestão acadêmica e demais processos administrativos que estejam alinhados ao seu negócio, sua visão e sua missão. Como fator limitante a esta pesquisa, os resultados aqui apresentados não podem ser generalizados para todas as instituições de ensino superior privadas, pois, são organizações inseridas em contextos diferentes e que apresentam suas especificidades. Por fim, a relevância deste trabalho remete à importância de se compatibilizar as práticas educacionais aos critérios de excelência necessários e exigidos pelo mercado.-
Descrição: dc.descriptionHigher Education Institutions have special characteristics that make them complex organizations. Inserted in a heterogeneous scenario of a fierce competition, Higher Education Institutions (HEIs), especially private ones, in defining management strategies, need to be increasingly aware of the relevance of applying all the criteria inherent to any company that seeks quality. In this sense, HEIs that disregard modern management principles may be doomed to fail. In this way, the present research approaches the Fundamentals of Management for Excellence recommended by the National Quality Foundation (NQF), as a viable instrument for obtaining an education based on excellence. Using the Institutional Development Plan (IDP), analyzed in the light of the Management Excellence Model (MEG) and with the assistance of the Maturity Assessment Instrument, both recommended by the NQF, the present work tries to identify the most critical aspects concerning the organization management, besides proposing improvement actions to meet the parameters established in the MEG and verify the maturity level of the institution against the management model proposed by the NQF. As far as methodological procedures are concerned, this is a bibliographical, documentary and participant research. The instrument used for data collection was the application of semi-structured individual interviews, conducted in field. Regarding the nature of the data, the research is qualitative. As for the results obtained, it can be stated that in the researched institution there are administrative management practices aligned to some foundation for excellence recommended by the NQF. It was observed the concern of the IES managers to professionalize more and more the administration of the institution through normative standards, academic management and other administrative processes that are aligned with their business, their vision and their mission. As a limiting factor to this research, the results presented here cannot be generalized to all private higher education institutions, because they are organizations inserted in different contexts and that present their specificities. Finally, the relevance of this work refers to the importance of making educational practices compatible with the excellence criteria required and demanded by the market.-
Descrição: dc.description123 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior privada-
Palavras-chave: dc.subjectFundação Nacional da Qualidade (FNQ).-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de excelência da gestão® (MEG)-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de Desenvolvimento Institucional (PDI).-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectPrivate Higher Education Institution-
Palavras-chave: dc.subjectNational Quality Foundation (NQF)-
Palavras-chave: dc.subjectManagement Excellence Model® (MEG).-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutional Development Plan (IPD)-
Título: dc.titleAnálise do processo de gestão de uma instituição de ensino superior privada com base no modelo de excelência da gestão da fundação nacional da qualidade-
Título: dc.titleAnalysis of the management process of a private Higher Education Institution based on the management excellence model of the National Quality Foundation-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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