Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.contributorDias, Natasha Cardoso-
Autor(es): dc.creatorSoares, Daniel Camacho Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25472-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752263-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da produção e do uso de jogos na educação matemática. O uso de jogos é importante para tornar a Matemática seja mais atraente para os alunos, permitindo que esses atribuam significados aos conceitos matemáticos e sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem. O principal produto deste TCC é o jogo chamado Acitemtirap, o qual foi criado pelo autor do trabalho durante o tempo que foi voluntário no programa de extensão Dá Licença, vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Acitemtirap é um jogo de cartas que aborda o tema sequências numéricas, em particular progressões aritméticas (PA). Para a elaboração do trabalho foi feita uma breve revisão bibliográfica sobre o tema na literatura acadêmica e em documentos oficiais, além de análise de quatro livros didáticos aprovados Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no que diz respeito à abordagem do estudo de sequências numéricas, em especial a progressão aritmética. O jogo produzido, bem como todo o material didático associado a ele (catálogo, kit, fichas de atividades e vídeos), foi avaliado por 41 pessoas, dentre professores e licenciandos em Matemática, os quais responderam um formulário online. Este trabalho apresenta todas as regras e as orientações pedagógicas do Acitemtirap, além da análise e avaliação das respostas do questionário aplicado. Os resultados da avaliação feita pelos licenciandos e professores de matemática foram muito positivas, encorajando o uso do jogo criado em sala de aula, o que nos remete à sensação de objetivo cumprido-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThis Undergraduate Thesis describes the use of games in mathematics teaching and its applicability. The use of games is relevant as it makes Mathematics more attractive to the students and, through this process, it allows them to attain substantial meanings and mathematical concepts to play a leading part in their own learning process. Acitemtirap is the central subject of this thesis. This game was created by this article’s author during his volunteering period in the ‘Dá Licença’ extension program, associated with the Mathematics and Statistics Institute (IME) at the Fluminense Federal University (UFF). Acitemtirap is a card game which has arithmetical progression as its main theme. To prepare this paper, a brief literature review was conducted on the subject in the academic literature and in official documents, in addition to the analysis of four textbooks approved by National Textbook Plan (PNLD) regarding the study of numerical sequences, especially the arithmetical progression. The game produced, as well as all the didactic material associated with it (catalog, kit, activity sheets and videos), were assessed by 41 people, including teachers and Math undergraduates, who answered an online form. This paper presents all the rules and pedagogical guidelines of Acitemtirap, along with the analysis and assessment of the answers to the questionnaire applied. The results of the evaluation made by undergraduates and mathematics teachers were very positive, encouraging the use of the game created in the classroom, which gives us a sense of accomplishment-
Descrição: dc.description83 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectProgressão aritmética-
Palavras-chave: dc.subjectSequências numéricas-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning games-
Palavras-chave: dc.subjectArithmetical progression-
Palavras-chave: dc.subjectNumerical sequence-
Título: dc.titleAcitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.