Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Margareth Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marendino, Rosane Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Liliane Lima de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:32:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:32:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752258 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar os desafios e enfrentamentos que as mulheres com mais de 35 anos encontram no processo de inserção ao Ensino Superior do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, no Campus Gragoatá/Niterói (FEUFF). A metodologia ancorou -se na abordagem autobiográfica qualitativa e em narrativas de voluntárias que responderam a um questionário semiestruturado e entrevista compreensiva. Explorou -se os motivos que as levaram a interromper os estudos, os processos para o seu retorno, bem como os desafios que elas enfrentam no curso. Buscou-se compreender os impactos que o retorno às salas de aula causaram na vida pessoal e familiar, além das experiências pessoais, motivações e perspectivas de futuro profissional. Para isso, foi feita uma análise baseada nas vivências de cada mulher, incluindo-me como autora e fonte de pesquisa, que chamo de pesquisa participante. A correlação entre Pedagogia Social com a motivação para a presente pesquisa, apropriando-me como referências para a discussão, Paulo Freire (1982), Carl Jung, Margareth Martins entre outros autores. Os resultados foram analisados pelos conceitos de Bardin (2006) e permitiram amplificar a conscientização sobre as realidades dessas mulheres, as relações construídas ao longo do percurso dentro do espaço universitário, os conflitos vividos, os fatores emocionais e as multitarefas realizadas pela maioria das mulheres, bem como o poder da representatividade familiar. | - |
Descrição: dc.description | This work has the objective to investigate and analyze the challenges and confrontations that women over 35 encounter in the process of insertion to Higher Education in the Pedagogy course of the Universidade Federal Fluminense in Gragoatá/Niterói (FEUFF). The methodology was anchored in the qualitative autobiographical approach and through narratives, with volunteers who answered a semi structured questionnaire and comprehensive interview. It explored the reasons that led them to interrupt their studies, the processes for their return, as well as the challenges they face in the course. It was sought to understand the impacts that the return to the classroom caused in their personal and family life, as well as their personal experiences, motivations, and perspectives for their professional future. To this, an analysis was made based on the experiences of each woman, including myself as both author and research source, which I call participant research. The correlation between Social Pedagogy and the motivation for this research, appropriating myself as references for the discussion, Paulo Freire (1982), Carl Jung, Margareth Martins, among other authors. The results were analyzed by the concepts of Bardin (2006) and allowed me to amplify the awareness about the realities of these women, the relationships built along the way within the university space, the conflicts experienced, the emotional factors and the multitasking performed by most women, as well as the power of family representation. | - |
Descrição: dc.description | 57 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres de meia-idade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ingresso ao Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Middle-aged women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Admission to higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Pedagogy | - |
Título: dc.title | Quando os filhos levam as mães para a escola: desafios e impactos na vida social e familiar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: