Turismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Erly Maria de Carvalho e-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Vivian Moraes da Graça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:32:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:32:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1146-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752246-
Descrição: dc.descriptionO turismo cinematográfico é um segmento do turismo que vem se desenvolvendo e atraindo atenção de atores de ambas as áreas. Ao contemplar cenários que servem de base para o desenrolar de narrativas o espectador acaba sendo influenciado, consciente ou não, e passa a incorporar esses cenários em seu imaginário pessoal. Dessa forma o cinema atua como um reforço de símbolos que afeta a escolha dos turistas. Observa-se que diversos destinos turísticos, apesar de servirem como locações para filmes, ainda não conseguem captar os benefícios provenientes dessa atividade. Este trabalho investiga a relação das duas indústrias e quais são as principais estratégias utilizadas pelos destinos turísticos para a captação de produções cinematográfica com o objetivo de se promover e impulsionar o turismo local. Utilizando o método exploratório bibliográfico, foram identificadas que as práticas mais comuns são os incentivos fiscais e apoio logístico, além de promoção dos destinos através de roteiros turísticos inspirados nos filmes e suas locações-
Descrição: dc.descriptionFilm tourism is a tourism segment that is evolving and attracting attention of actors from both areas. When contemplating scenarios that underpin the unfolding narrative the viewer ends up being influenced, consciously or not, and they will incorporate these scenarios in their imagination. Thus the film acts as a reinforcement of symbols that affects the choice of tourists. It is observed that many tourist destinations, although serve as locations for movies, still fail to capture the benefits from this activity. This paper investigates the relationship between the two industries and what are the main strategies used by tourism destinations marketing organizations (DMO) and/or the public sector for attracting film productions in order to promote its image and leverage local tourism. Using the exploratory bibliographical method, it is identified that the most common practices are tax incentives and logistical support, besides promotion of destinations through tours inspired by films and their locations-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectDestinos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de destinos turísticos-
Palavras-chave: dc.subjectFilm tourism-
Palavras-chave: dc.subjectDestination-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Título: dc.titleTurismo cinematográfico: estratégias de captação de produções como parte integrante do marketing de destinos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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