Estudo dos movimentos utilizando Scratch

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspíndola, Aquino Lauri de-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1652421255911097-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2158499051567196-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.creatorSantos, Antônio Paulo Duarte dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752222-
Descrição: dc.descriptionA proposta desta dissertação é apresentar o desenvolvimento de um produto educacional para o ensino de movimento relativo através de programas desenvolvidos em Scratch. O produto consiste em uma sequência didática, conduzidas por uma série de perguntas respondidas à medida que os estudantes exploraram os recursos na simulação em Scratch. No decorrer da dissertação é apresentada um relato a respeito da legislação vigente do Brasil sobre o uso de tecnologias no ambiente escolar. Também é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre movimento relativo, a plataforma utilizada e tecnologias da informação e comunicação (TICs). Esta proposta foi levada para sala de aula e seus resultados foram discutidos nesta dissertação. Acreditamos que o produto apresentado pode participar na criação das competências e habilidades dos alunos. Além de a utilização de um ambiente lúdico, como o Scratch motivou mais os estudantes, bem como a utilização da sala de informática da escola. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - código de financiamento 001-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this dissertation is to present the development of an educational product for teaching relative motion by using computational programs developed in Scratch. The product consist of a didactic sequence, driven by a series of questions answered as students explored the features in Scratch simulation. In the course of the dissertation, a report is presented regarding the current Brazilian legislation on the use of technologies in the school environment. It also presents a brief theoretical basis on relative motion, the platform that has been used: Information and communication technologies. This proposal was taken to the classroom and its results were discussed in this master’s thesis. We believe that the featured product can be part of the creation of new skills for the students. In addition, to the use of a playful environment such as Scratch has motivated more students as well as the use of the school’s computer room. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - finance code 001-
Descrição: dc.description108f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectScratch-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectDissertação de mestrado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectScratch-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectMaster's dissertation-
Título: dc.titleEstudo dos movimentos utilizando Scratch-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.