O ensino de ciências na EJA: Reflexões e propostas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorRangel, Carlos Marclei Arruda-
Autor(es): dc.contributorLopes Júnior, Wilson Martins-
Autor(es): dc.creatorBarra, Tainara Rodrigues Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752221-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho apresentamos fragmentos da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, e lançamos foco sobre a necessidade de ampliar o oferecimento de aulas de Ciências nesta modalidade de ensino. Para isso, após revisão bibliográfica, apresentamos resultados de contatos com a Secretaria de Educação do Município de Angra dos Reis, onde estivemos para saber se a modalidade da EJA, em seu primeiro segmento, possuía materiais específicos para o trabalho pedagógico da área de Ciências, e buscar outras informações relevantes para o nosso trabalho, tais como quantas e quais escolas oferecem esta modalidade. A partir do resultado desse levantamento nos dispusemos a aplicar uma atividade de ciências com uma Turma da EJA, 1° segmento de uma escola de Angra dos Reis, como uma proposta/teste de como seria trabalhar ciências com essa modalidade, onde o principal objetivo foi vivenciar como seria o contato com o tema. Dessa forma se elaborou uma sequência de atividades intitulada "Pensando sobre o lixo". Os resultados obtidos nos levaram a verificar que é possível colher bons resultados de aprendizagem na EJA ao proporcionar temas que envolvem questões pertinentes e atuais em Ciências. Mas, destaca-se a importância ao respeito e valorização das individualidades dos estudantes da EJA e seus conhecimentos prévios-
Descrição: dc.descriptionIn this work we present the history of fragments of the Youth and Adult Education (EJA) in Brazil and launched focus on the need to expand the offering science classes in this type of education. For this, after literature review, we present results of contacts with the Department of Education of the City of Angra dos Reis, where we were to see if the mode of adult education in its first segment, had specific materials for the pedagogical work Sciences area, and seek other information relevant to our work, such as how many and which schools offer this modality. From the results of this survey became willing to apply an activity of science with a Class of EJA, 1 segment of a school Angra dos Reis, a proposal / test how it would work science with this modality, where the main objective was to experience as would be the contact with the subject. Thus it was produced a sequence of activities entitled "Thinking about the garbage." The results led us to verify that you can reap good learning outcomes in adult education by providing issues involving relevant and current issues in science. But there is the importance to respect and value the individuality of students in adult education and their previous knowledge-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectProposta didática-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectScience study-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic proposal-
Título: dc.titleO ensino de ciências na EJA: Reflexões e propostas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.