Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbrahão, Ana Lúcia-
Autor(es): dc.contributorGomes, Maria Paula Cerqueira-
Autor(es): dc.contributorSantos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Ana Maria Pereira Brasílio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752216-
Descrição: dc.descriptionConstruir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da análise institucional e da esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente-
Descrição: dc.descriptionTo build a cartography of teaching from the changes produced with the incorporation of new pedagogical paradigms in health education. The publication of ordinance No. 2530/2005, the Ministry of Health endorses the policy of encouraging curricular changes of undergraduate health care. However, the effects of the process of curriculum change in undergraduate courses in nursing and medicine of the Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), occur beyond the curriculum as it shakes the ways of being, feeling and acting teachers. Method: draw a map of the training, with the research instruments, the daily research and analysis of the implication. Result: examined in the light of Institutional Analysis and Schizoanalysis, the exposed material is composed of daily research, which in this study were taken as a "within text" in the sense given by Lourau. The material, as a result of encounters within the formation, which occur from the path affectations cartographer, serve as analyzers for thinking that the changes were present in teaching-
Descrição: dc.description163 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDocente-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições acadêmicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDocente-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições acadêmicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic institutions-
Título: dc.titleAnálise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.