
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salles, Mara Telles | - |
| Autor(es): dc.creator | Macêdo, Luciana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007-04-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005-09-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20876 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752200 | - |
| Descrição: dc.description | The point of this work is to analyze the reality of the poor people in Brazil, specifically in the city of Rio de Janeiro, to know their difficulties, and propose some solutions to minimize the problem, searching the inducement of the habit of reading, even with the low acquisitive power of the majority of the brazilian population, looking for the educational and cultural improvement. As result of the interviews that were done with the tutors and the children that lives in the community Ladeira dos Tabajaras, the main actions that must be done to improve the diffusion of the habit of reading in this community is: the regular supply of selected books to the libraries of the public schools of the community; the regular opening of the libraries, to the free access of the children before, after the classes and during the break for the lunch, and if it is possible, also during the weekends; the regular visit of the classes in the libraries, during the class time, with the supervision of the teachers; the doing of events, as story tellers, the reading of texts and poetry, and dramatized readings, to attract the children and energize the space; divulgation with posters dispersed in the walls of the schools, about the existence of the library and the new acquisitions of books, as well as about the events that are going to occur in the library; and regular visits of the classes in public libraries and books fairs | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo desse estudo é analisar a realidade da população de baixa renda brasileira, na região metropolitana do Rio de Janeiro, saber suas dificuldades, e propor algumas iniciativas para minimizar o problema, visando incentivar o hábito da leitura, mesmo com o baixo poder aquisitivo da maioria da população brasileira, buscando sua melhoria educacional / cultural. Para tanto, como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário que permitiu essa análise, através do método da pesquisa participante. Como resultado das entrevistas exploratórias com responsáveis e crianças moradoras da comunidade da Ladeira dos Tabajaras, são apresentadas as principais ações detectadas para a melhoria da difusão da leitura na comunidade em questão, que estão dispostas no trabalho, como um conjunto evidenciado pelo próprio grupo envolvido na pesquisa. São ações no sentido de tornar mais regular a distribuição e convivência da comunidade com os livros selecionados para as bibliotecas das escolas públicas, bem como ações com a intenção de estimular uma sensibilização para o tema, com a promoção de eventos direcionados para a comunidade em foco, e ainda outras ações que podem ser vistas no trabalho | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
| Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | literatura infantil, hábito de leitura, incentivo à leitura. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | childhood literature, reading habit, inducement of reading. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
| Título: dc.title | Uma análise sobre as dificuldades para a criação do hábito da leitura infantil: o caso da comunidade da Ladeira dos Tabajaras | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: