Como pensar a disciplina na escola indisciplinada?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorMartins, André-
Autor(es): dc.contributorMaia, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorViegas, Rafael-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9306416674216823-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0581161263387373-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Laila Fernanda de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15223-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752187-
Descrição: dc.descriptionO presente pesquisa pretendeu apresentar marcas do poder disciplinar presentes na escola contemporânea, a partir do estudo sobre a genealogia da disciplina e da compreensão da indisciplina como poder de resistência. Aspectos do poder disciplinar presente nas escolas foram retratados através da transcrição de conversas informais, entrevistas e grupos focais realizados com funcionários, gestores e alunos de duas escolas públicas do município de Niterói. Na escola "A" pertencente à rede municipal, atendendo ao segundo seguimento do ensino fundamental foi verificada a indisciplina como sintoma referente ao tratamento hostil dado aos alunos. Já na escola "B", ocupada por alunos do ensino médio, a indisciplina é percebida como resultado da resistência às normas estabelecidas pela escola. Dessa forma, a indisciplina pôde ser verificada como sintoma e poder de resistência. Assim, o olhar sobre a indisciplina escolar deve ser abrangido, uma vez que existem aspectos pertinentes ao desencontro dos alunos com as regras escolares. Tal desencontro deve ser visto para além do não cumprimento das normas, mas como o outro do poder exercido pelos alunos. A pesquisa sobre a não consonância da escola, forjados nos moldes da Modernidade, com as novas subjetividades construídas na contemporaneidade deve ser urgente, uma vez que as instituições disciplinares, dentre elas está a escola, estão em crise. Assim, essa investigação pretendeu analisar elementos presentes nas relações entre alunos e a escola, representada por seus gestores, funcionários e professores, para compreender as ações (in)disciplinadas-
Descrição: dc.descriptionThe present research aimed to present the marks of the disciplinary power present in the contemporary school, from the study on the genealogy of the discipline and the understanding of the indiscipline as a resistance power. Aspects of the disciplinary power present in schools were portrayed through the transcription of informal conversations, interviews and focus groups held with employees, managers and students of two public schools in the city of Niterói. At school "A" belonging to the municipal network, attending to the second follow-up of elementary school, indiscipline was verified as a symptom referring to the hostile treatment given to the students. At school "B", occupied by high school students, indiscipline is perceived as a result of resistance to the norms established by the school. In this way, indiscipline could be verified as a symptom and power of resistance. Thus, the look at school indiscipline should be covered, since there are aspects pertinent to students' mismatch with school rules. Such disagreement must be seen beyond non-compliance, but as the other of the power exercised by students. The research on the non-consonance of the school, forged in the molds of modernity, with the new subjectivities built in the contemporaneity must be urgent, since the disciplinary institutions, among them is the school, are in crisis. Thus, this research aimed to analyze elements present in the relationships between students and the school, represented by its managers, employees and teachers, to understand (in) disciplined actions-
Descrição: dc.description160 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina-
Palavras-chave: dc.subjectPoder-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina-
Palavras-chave: dc.subjectPoder-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectDiscipline-
Palavras-chave: dc.subjectIndiscipline-
Palavras-chave: dc.subjectPower-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Título: dc.titleComo pensar a disciplina na escola indisciplinada?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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