Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Luiz Otávio Neves | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Egídio Romário | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Márcia Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Marcia de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752182 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo identificar, por intermédio da opinião dos escolares de uma turma de oitavo ano de uma escola pública e estadual do município de Niterói, se/como/por quê o componente curricular educação física tem deixado, ao longo do tempo, lacunas acerca do seu aprendizado. Trata-se de um estudo de caso, amparado no referencial teórico das representações sociais de Moscovici (1961), e fez uso de uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) através de um questionário semiaberto. Os resultados obtidos nos dão indícios de que a ausência da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental pode ter contribuído para o quadro de desinteresse desses escolares, assim como a falta de pluralidade de conteúdos da cultura corporal do movimento e a possível carência de discussão sobre os conteúdos apresentados durante a trajetória escolar da disciplina educação física | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study was to identify, through the opinion of the schoolchildren of an eighth grade class of a public and state school in the city of Niterói, whether /how/why the curriculum component Physical Education has left, over time, gaps about their learning. It is a case study, based on the theoretical reference of Moscovici's social representations (1961), and used a mixed approach (quantitative and qualitative) through a semi-open questionnaire. The results obtained give us indications that the absence of Physical Education in the initial years of Elementary Education may have contributed to the lack of interest of these students, as well as the lack of plurality of contents of the body culture of the movement and the possible lack of discussion about the contents presented during the school trajectory of the discipline Physical Education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Componente curricular educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricular component physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social representation | - |
Título: dc.title | Representações de escolares sobre as aulas de educação física: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: