Representações de escolares sobre as aulas de educação física: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otávio Neves-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Egídio Romário-
Autor(es): dc.contributorDias, Márcia Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorCosta, Marcia de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752182-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo identificar, por intermédio da opinião dos escolares de uma turma de oitavo ano de uma escola pública e estadual do município de Niterói, se/como/por quê o componente curricular educação física tem deixado, ao longo do tempo, lacunas acerca do seu aprendizado. Trata-se de um estudo de caso, amparado no referencial teórico das representações sociais de Moscovici (1961), e fez uso de uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) através de um questionário semiaberto. Os resultados obtidos nos dão indícios de que a ausência da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental pode ter contribuído para o quadro de desinteresse desses escolares, assim como a falta de pluralidade de conteúdos da cultura corporal do movimento e a possível carência de discussão sobre os conteúdos apresentados durante a trajetória escolar da disciplina educação física-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study was to identify, through the opinion of the schoolchildren of an eighth grade class of a public and state school in the city of Niterói, whether /how/why the curriculum component Physical Education has left, over time, gaps about their learning. It is a case study, based on the theoretical reference of Moscovici's social representations (1961), and used a mixed approach (quantitative and qualitative) through a semi-open questionnaire. The results obtained give us indications that the absence of Physical Education in the initial years of Elementary Education may have contributed to the lack of interest of these students, as well as the lack of plurality of contents of the body culture of the movement and the possible lack of discussion about the contents presented during the school trajectory of the discipline Physical Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectComponente curricular educação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectCurricular component physical education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial representation-
Título: dc.titleRepresentações de escolares sobre as aulas de educação física: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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