Aspectos socioeconômicos da mobilidade urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarins, Cristiano Souza-
Autor(es): dc.contributorRamos, Rodrigo Resende-
Autor(es): dc.contributorNey, Vanuza da Silva Pereira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lincoln Beltrão Vieira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16838-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752176-
Descrição: dc.descriptionMobilidade Urbana é a capacidade dos indivíduos se transportarem de um local para outro. Uma mobilidade eficiente garante a locomoção da sociedade, porem uma quantidade excessiva de carros nas ruas geram empecilhos para o bom funcionamento da mobilidade dos cidadãos. Os maiores problemas das metrópoles estão relacionados ao transporte público, como o emprego, a renda, o meio ambiente, a moradia, segurança e o acesso a saúde e educação. A população que mora afastada das áreas que concentram as melhores oportunidades de estudo e de trabalho são as que mais encontram dificuldades. A RMRJ é constituída por vinte e duas cidades que juntas abrangem 76% da população do Estado, sendo a questão da mobilidade de grande importância. Dados da pesquisa mostraram que há um elevado peso com custo de transporte na renda das famílias mais pobres; a população de baixa renda fica à mercê da qualidade do transporte público e há um dispêndio de tempo nos deslocamentos-
Descrição: dc.descriptionUrban mobility is the ability of individuals to move from one location to another. Efficient mobility guarantees society's mobility, but an excessive number of cars on the streets create obstacles for the proper functioning of citizens' mobility. The biggest problems in the metropolises are related to public transport, such as employment, the rent, the environment, habitation, security and access to health and education. The population that lives far from the areas that concentrate the best opportunities for study and work are the ones that find the most difficulties. The RMRJ consists of twenty-two cities that together comprise 76% of the State's population, with the issue of mobility being of great importance. Research data showed that there is a high weight with transport costs in the income of the poorest families; the low-income population are dependent of the quality of public transport and time is spent traveling-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectRegião metropolitana-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectRegião Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte público-
Palavras-chave: dc.subjectCusto-
Palavras-chave: dc.subjectUrban mobility-
Palavras-chave: dc.subjectMetropolitan region-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleAspectos socioeconômicos da mobilidade urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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