Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cheibub, Bernardo Lazary | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Rafael de Luna | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, João Alcantara de | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Marcello de Barros Tomé | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Denise de Morais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752169 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação trata de cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). O problema central da pesquisa consiste em identificar quais são as singularidades existentes nesses filmes e o objetivo geral é analisar, por meio desses cinejornais, as ações dos governos ditatoriais militares em prol de um modelo de desenvolvimento que tinha o turismo como uma de suas expressões. Os objetivos específicos do trabalho são caracterizar os conteúdos presentes e suas formas de organização (montagem, narração, enquadramentos) e identificar os ordenamentos territoriais do espaço turístico brasileiro valorizados nos filmes, confrontando-os com políticas públicas em vigor durante o período ditatorial. O trabalho para realizar a pesquisa foi desenvolvido no entrecruzamento de três campos de saber: Turismo, História e Cinema, conjugando diferentes metodologias de pesquisa e de análise e interpretação dos dados. O primeiro aporte teórico é o do método indiciário, proposto pelo historiador italiano Carlo Ginzburg (1989). Do campo de estudos do Turismo foram utilizados tanto trabalhos que esmiúçam as políticas públicas do setor, quanto aqueles que exploram as relações entre turismo e cinema. A contribuição proveniente da área do Cinema é a análise fílmica, aqui amparada na obra de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012). A quarta contribuição veio novamente do campo da história – a metodologia da história oral, conforme estabelecida nos trabalhos de Verena Alberti (2004, 2005, 2012). Utilizou-se ainda o referencial teórico produzido por Sofia Sampaio (2014, 20115a, 2015b), do campo da história do cinema, que emprega duas expressões que se tornaram essenciais para as reflexões desenvolvidas nesta dissertação: “outros filmes” e “filmes de teor turístico ou de viagem”. Entre os resultados alcançados destacam-se: a identificação de um conjunto significativo de filmes de teor turístico e de viagem custodiados pelo Arquivo Nacional; a confirmação da possibilidade de afastar o filme turístico das concepções que o situam exclusivamente na esfera dos filmes promocionais; a caracterização de aspectos da produção de cinejornais pela Agência Nacional; a observação sobre como se estabeleceu, nos cinejornais estudados, um continuum de “grandes feitos”, supostamente alcançados pelos governos militares, que incluía o turismo e outras atividades econômicas; a participação da Agência Nacional na implantação de políticas públicas de turismo e de proteção ao patrimônio histórico e artístico nacional; e o nexo entre turismo e cinema no período da ditadura militar no Brasil estabelecido pelo papel reservado aos filmes para propaganda do país. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation addresses newsreels with tourism content produced by National Agency of Brazil during the military dictatorship (1964-1985). The research problem consists in identifying what are the singularities present in those films and the general objective is to analyze, through these newsreels, the actions of military dictatorial governments in favour of a development model that had tourism as one of its expressions. The specific objectives are to characterize the contents present in the newsreels and their forms of organization (editing, narration, framing) and to identify which aspects of the Brazilian tourism space were valued in those films, confronting them with public policies in force during the dictatorial regime.The research was carried out in the intersection of three fields of knowledge: Tourism, History and Cinema, combining different research methodologies and data analysis and interpretation. The first theoretical contribution is that of the evidential method, proposed by the Italian historian Carlo Ginzburg (1989). From the field of Tourism Studies, works that detail the sector’s public policies as well as those that explore the relationship between tourism and cinema were both used. The contribution from the field of Cinema Studies is the film analysis, as established by the work of Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété (2012). The fourth contribution came once more from the field of History – the methodology of oral history, as established in the works of Verena Alberti (2004, 2005, 2012). The theoretical framework produced by Sofia Sampaio, from the field of cinema history, was also used, especially two terms that became essential for the reflections developed in this dissertation: “other films” and “films with tourism or travel content”. Among the results of the research, it can be highlighted: the identification of a significant set of films with tourism content held by the National Archives of Brazil; the confirmation of the possibility of moving the tourist film away from the concepts that place it exclusively in the sphere of promotional films; the characterization of aspects of National Agency of Brazil newsreel production; the observation on how a continuum of “great achievements” supposedly attained by the military governments, which included tourism and other economic activities, was established in the newsreels studied; the participation of National Agency of Brazil in the implementation of public policies for tourism and the protection of the national historical and artistic heritage; and the nexus between tourism and cinema during the Brazilian military dictatorship established by the role reserved for films in the country’s propaganda. | - |
Descrição: dc.description | 151 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinejornal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agência Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filme de teor turístico ou de viagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo no cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Newsreel | - |
Palavras-chave: dc.subject | National Agency of Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Films with tourism or travel contents | - |
Título: dc.title | Os cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional (1964-1985) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: