O brincar dos bebês - documentando o miúdo  

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalutto, Maria Nazareth de Souza-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Andrea Serpa-
Autor(es): dc.creatorSantos, Barbara Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:31:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:31:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752166-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investiga o miúdo para compreender como, com quem e do que brincam os bebês. Considerando-os como sujeitos ativos e potentes, no encontro com eles e a partir de um lugar de observação interessada, o objetivo é refletir sobre os percursos e interesses dos bebês no brincar e o que fazem quando estão brincando. Participam desta monografia bebês com idades entre 1 e 2 anos e meio e a observação aconteceu em uma escola privada na cidade de Niterói (RJ). Pautado nas ações de olhar, ouvir e escrever, o registro, aliado ao olhar e escuta inquietos, é caminho para documentar esse miúdo em forma de paisagens brincantes. Esse estudo evidencia a trajetória dos bebês em situações de brincadeiras, assim como as relações estabelecidas por eles com seus pares, com os adultos e com os objetos. O brincar, sozinho ou na interação com outro, envolve todo o contexto. Tempos, espaços, propostas e materiais ampliam as brincadeiras e as ações dos bebês. Brincar possibilita que criem, compartilhem formas de se comunicar, construam sentidos sobre as coisas e vivenciem processos de descoberta de si, dos outros, das materialidades, da história, da cultura e do mundo-
Descrição: dc.descriptionThis paper investigates the details to understand how, with who and of what babies play. Considering them as active and powerful individuals, in the encounter with them and based on a interested observation, the objective is to reflect on the paths and interests of babies in playing and what they do when they are playing. Participants in this monograph are babies between one and two and a half years old. The observation took place in a private school in the city of Niterói (RJ). Based on the actions of looking, listening, and writing, the register, allied to the inquiring looking and listening, is the way to document these details in the form of playing scenarios. This study highlights the trajectory of babies in play situations, as well as the relationships established by them with their peers, with adults, and with objects. Play, alone or in interaction with others, involves the whole context. Times, spaces and materials extend babies' play and actions. Playing allows them to create, share ways of communicating, construct meaning about things, and experience processes of discovering themselves, others, materialities, history, culture, and the world-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectBebês-
Palavras-chave: dc.subjectRegistro-
Palavras-chave: dc.subjectRelações-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectPlay-
Palavras-chave: dc.subjectBabies-
Palavras-chave: dc.subjectRegister-
Palavras-chave: dc.subjectRelationships-
Título: dc.titleO brincar dos bebês - documentando o miúdo  -
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.